Categorias
Cinema Cinema norte-americano Crítica de filme Filme premiado Movie Oscar 2009

The Curious Case of Benjamin Button – O Curioso Caso de Benjamin Button


thecuriouscase12

Uma grande história já é meio caminho andado para um filme dar certo. Com uma grande história quero dizer não apenas o enredo, a idéia inicial, mas também o roteiro. Um texto bem escrito, meus amigos e amigas, realmente é primordial. Adicione-se a isso uma direção precisa, uma fotografia de primeiríssima, atuações condizentes e demais cuidados técnicos que acompanham tudo o demais e nós temos um grande filme em mãos. E a mola propulsora e fundamental de The Curious Case of Benjamin Button (este site em português) é, sem dúvida, a sua história inusitada e, como o nome mesmo diz, super curiosa. Um dos grandes filmes do ano (2008, me refiro) e um dos fortes pré-candidatos a levar várias estatuetas do Oscar para casa – com todos os méritos.

A HISTÓRIA: Uma mulher idosa respira com dificuldade. Ela está na cama de um hospital, recebendo cada vez doses mais fortes de anestésicos. Quando acorda em seu leito hospitalar, Daisy (Cate Blanchett) pede para a filha, Caroline (Julia Ormond), ler um diário que está perto delas. Preocupada em se despedir da mãe, com quem não passou o tempo que gostaria, Caroline decide realizar a sua vontade e começa a ler as anotações do velho diário. Assim, pouco a pouco, ela conhece a história de Benjamin (Brad Pitt), um homem que nasceu velho. Ele veio ao mundo no dia em que terminou a Primeira Guerra Mundial. Abandonado pelo pai, Thomas Button (Jason Flemyng), depois da morte da mãe, Benjamin acaba sendo adotado por Queenie (Taraji P. Henson), zeladora de um lugar chamado Nolan House, um lar para idosos. É lá que ele acaba conhecendo Daisy quando ela vem visitar a avó, Sra. Fuller (Phyllis Somerville).

VOLTANDO À CRÍTICA (SPOILER – aviso aos navegantes que boa parte do texto à seguir conta momentos importantes do filme, por isso recomendo que só continue a ler quem já assistiu a The Curious Case of Benjamin Button): Um conto de F. Scott Fitzgerald, um dos maiores escritores norte-americanos do século 20, foi o mote inicial do novo filme do ótimo David Fincher. Admito que eu gosto deste diretor. Desde Se7en ele me tem em seu bolso… como já aconteceu com outros diretores, que me fascinaram com algum título que tenham produzido, eu fico ali, só esperando eles sacarem outra “obra-prima” da cartola. Depois de Seven, Fincher ainda dirigiu outro dos meus filmes preferidos: Fight Club. Depois, ainda veio Zodiac, um filme bacana, mas abaixo dos demais… e agora este The Curious Case of Benjamin Button.

Falarei do Oscar e das possíveis indicações do filme sobre Benjamin Button demoradamente depois, mas quero dizer, desde já, que ficarei muito feliz em ver, finalmente, Fincher ser indicado. Espero que ele chegue lá. Que esteja entre os cinco “finalistas” da grande noite da indústria cinematográfica de Hollywood. Seria a sua primeira vez por lá, como convidado especial para a festa do Kodak Theatre.

Mas vamos falar do filme, antes de comentar suas indicações a prêmios. Benjamin Button nasce velho, com um corpo estranhamento mesclado entre o de um recém-nascido (pelo tamanho) e de um velho de mais de 80 anos (pelas condições físicas, especialmente pelas doenças que apresenta). Abandonado pelo pai, mesmo depois dele prometer para a esposa no leito da morte que cuidaria do filho, ele passa a ser criado por uma negra que trabalha em um ancionato público – mesmo contra a vontade de seu companheiro, Tizzy Weathers (Mahershalalhashbaz Ali). Com o tempo, Tizzy passa a gostar do menino branco que caiu de paraquedas na vida do casal e ajuda a criá-lo – a resistência inicial da parte dele tem ligação direta com aqueles tempos de preconceito racial e mudanças radicais na sociedades norte-americana, tenho certeza.

Quando o médico examina Benjamin, comenta com Queenie que a criança deve durar pouco tempo, especialmente porque apresenta todas as doenças de um velho. O que ninguém sabia naquela ocasião – e mesmo muito tempo depois – é que o “bebê” não iria envelhecer, como todas as pessoas normais… iria sim ficar com o corpo cada vez mais jovem. (SPOILER – não leia se você ainda não assistiu ao filme). Acompanhamos então a vida de Benjamin Button desde seu nascimento, em 1918, pequeno e velho, até sua morte, na primavera de 2003, com a aparência de um recém-nascido normal. Entre um ponto e outro da história, contudo, acompanhamos todas as descobertas de uma vida. Vemos, especialmente, a importância que os encontros tem na existência de qualquer pessoa. Porque são as histórias, do marinheiro, da bailarina, da mulher que tinha um cachorro velho e tocava piano, do empresário que herdou uma fábrica de botões, e todas as demais, que fizeram a vida de Benjamin Button ser tão cheia de ensinamentos. E o filme, tão rico em detalhes.

F. Scott Fitzgerald escreveu o conto sobre Benjamin Button em 1922. A idéia lhe surgiu depois de ler uma frase de Mark Twain: “A vida seria infinitamente mais feliz se pudéssemos nascer aos 80 anos e gradualmente chegar aos 18”. A idéia do filósofo certamente já passou pela cabeça de muita gente. Quem nunca ouviu um senhor de certa idade dizer: “Ah, se eu soubesse o que eu sei hoje quando eu tinha 18 anos…”. Inicialmente a idéia de nascer velho e ir rejuvenescendo, chegando ao auge da juventude com a sabedoria de quem viveu muito, é interessante. Mas The Curious Case of Benjamin Button nos ensina que nem tudo é tão fácil quanto parece. Aliás, nada é tão fácil. E uma curiosidade: lá pelas tantas no filme Benjamin Button está lendo as aventuras de Tom Sawyer, a obra mais famosa de Mark Twain. Uma bonita homenagem ao homem que inspirou esta história.

É verdade que Benjamin Button aprende o essencial muito “jovem” – nos primeiros anos da sua vida vivida ao contrário. Cercado de idosos e aprendendo desde cedo o que acontece no fim da vida – todas as limitações de doenças, da solidão e do abandono – até o derradeiro momento da morte, ele percebe muito cedo que é bobagem dar tanta importância para a aparência. Afinal, quando todos pensavam que ele tinha mais de 70 anos, ele sabia pouco – ou quase nada – da vida. Era uma criança em um corpo de idoso. E isso é o que Daisy percebe pouco depois de o conhecer. Vê dentro dos olhos cansados daquele homem que ele é muito mais jovem do que aparenta.

Esse conto, entre outros temas, acaba assim tocando em algo importante: de como as aparências enganam. Podem existir pessoas muitos jovens que são extremamente sábias… souberam ouvir tantas pessoas diferentes à sua volta e sacar o máximo de toda e qualquer experiência para, no fim das contas, conseguir uma carga de aprendizado muito maior do que outras pessoas de 80 anos. E, por outro lado, muitas pessoas no fim da vida acabam retrocedendo, praticamente… adquirindo medos que não tinham antes. Talvez por medo de deixar a vida. Uma experiência que certamente é sempre dura, mas que é inevitável. Se elas tivessem nascido como Benjamin Button, sabendo que suas vidas são um milagre desde o início e de que todos estão aqui para aprender o máximo que podem enquanto têm esta possibilidade, talvez tudo seria mais fácil.

É difícil falar da morte. Talvez quando ela pareça tão próxima exista algo que aperta o peito e cria angústia. Afinal, não deve ser nada fácil admitir-se que se vai deixar este aprendizado de lado. Mas acho, muitas vezes, que o medo maior da perda é das pessoas que estão próximas de quem vai partir. Como no filme, quem parece carregar um peso maior é a filha, vivida por Julia Ormond – que ótimo ver esta atriz em um bom papel novamente. Ela está preocupada e com medo de deixar a mãe partir. E quando pergunta para Daisy se ela tem medo, ela apenas diz que quer ver o que vem em seguida. Que coisa maravilhosa! Quero ter esta paz de espírito quando for minha hora. 

Bem, mas deixando um pouco o tema da morte de lado. O filme é repleto de mensagens para fazer pensar. Como de como as pessoas são idiotas quando são jovens. Tão cheias de poder, tão onipotentes, e para que? Digo isso pelo que vive a personagem de Daisy. Ela sabe o que é importante. Ela sente. Mas o sucesso e a sensação de que ela pode “conquistar o mundo” lhe fazem perder tempo. Claro que essa perda de tempo é relativa – idéia essa que lhe vai assombrar por um bom tempo para, só depois, ela descobrir que o erro também faz parte do processo. Depois, na velhice, ela percebe que não perdeu tempo enquanto se achava onipotente… ela viveu, passou por experiências únicas, e isso foi o que valeu. Ainda assim, enquanto isso, Benjamin buscava novas experiências, conhecer lugares distantes – como a Rússia -, pessoas fascinantes (como Elizabeth Abbott, vivida com maestria por Tilda Swinton), sem a pretensão de ser alguém excepcional. Afinal, para ele, continuar vivendo era um milagre.

Talvez a “maravilha” de nascer com mais de 80 e morrer jovem seja justamente essa, a consciência de que a vida é realmente um milagre, algo muito raro e valioso. Acho que quando nascemos jovens e vivemos a “ordem natural” da vida, só nos damos conta disso muito tempo depois. Exceto em situações de risco permanente de morte, como em zonas de conflito e de guerras, onde realmente a noção de que a vida é um milagre acaba sendo percebida mais cedo – isso quando não vira algo até “banal”. 

Mas além de filosofia aqui e ali, o filme tem algumas das mensagens mais bonitas de pai para filha. O que Benjamin escreve para Caroline, a filha que abriu mão de educar, é de matar. Lindíssimo, realmente. Mérito principalmente do roteirista Eric Roth. Ele é o grande responsável pelo texto que vemos na tela. Afinal, ele escreveu todas as falas e detalhes, depois de ter trabalhado com o argumento para o cinema ao lado de Robin Swicord. Eles tiveram a idéia de Fitzgerald como norte para esta história, mas o “grosso” do que se vê realmente saiu de suas cabeças e não do texto original do escritor estadunidense.

Um filme verdadeiramente belo, feito com maestria técnica e com paixão pelos envolvidos. Percebe-se que todos estavam com “tesão” para contar esta história. Do diretor David Fincher, que pensou em cada plano de câmera, em cada detalhe para transportar para a tela a imaginação de Fitzgerald, de Swicord e de Roth; passando pela fotografia caprichada de Claudio Miranda e chegando na música encaixada como importante peça na engrenagem orquestrada pelo francês Alexandre Desplat. E o que falar dos detalhes técnicos, que fazem toda a diferença (e que dão credibilidade para a história)? Foi simplesmente perfeito o trabalho da equipe de 34 profissionais que garantiram a maquiagem dos atores – que pode ser secundária em outros filmes, mas que aqui foi importantíssimo para a história. Oscar garantido para eles, na minha opinião. Praticamente da mesma importância foi o trabalho da equipe responsável por figurino e direção de arte. Afinal, são praticamente 90 anos de mudanças visuais e de estilo mostradas como pano de fundo na tela.

NOTA: 10 8,5.

OBS DE PÉ DE PÁGINA: Por todos os elementos que eu comentei acima, tanto pela parte técnica do filme quanto por sua carga “filosófica”, não tenho como dar uma nota menor para este filme. Sei que assim parece que eu coloco ele no mesmo patamar de Slumdog Millionaire e Gran Torino, dois filmes recentes para os quais deu a nota máxima também. O pior é que estes três filmes são muito diferentes entre si e fica difícil de compará-los. Pessoalmente, tenho minhas preferências… Slumdog, para mim, continua tendo uma pequena vantagem em relação aos demais. Mas confesso que Benjamin Button me conquistou, assim como Gran Torino. São três grandes filmes de uma safra realmente especial.

Inicialmente eu achei que Brad Pitt havia assumido o papel de Benjamin Button desde o início. Ou seja, a partir do momento que o “garoto” envelhecido já pode sentar na mesa, achei que ele já estava lá, encarnando o personagem. Mas não. Ao olhar os créditos do filme, percebi que outros atores interpretaram Benjamin na fase “inicial” da sua vida – quando ele estava no auge da velhice corporal. São eles: Peter Donald Badalamenti II (que vive Benjamin dos anos 1928 até 1931 – quando ele passa pela igreja em que “começa a andar”); Robert Towers (dos anos 1932 a 1934) e Tom Everett (de 1935 a 1937).

A partir de 1937 o personagem de Benjamin, que então teria 19 anos na idade cronológica – e aproximadamente 60 e poucos na idade física – foi vivido por Brad Pitt. Aliás, o ator faz um trabalho soberbo, dos melhores da sua carreira. Pela primeira vez o olhar dele se tornou mais expressivo que seus trejeitos. Por boa parte do filme sua expressão sem palavras é mais importante que seu famoso sorriso. Com este papel o ator conseguiu dar um passo a mais em sua trajetória. Depois, quando o personagem rejuvenesce demais, ele passa a ser interpretado por Spencer Daniels (Benjamin aos 12 anos na idade física); Chandler Canterbury (Benjamin aos 8 anos) e Charles Henry Wyson (Benjamin aos 6 anos).

Cate Blanchett, como sempre, está maravilhosa. Mais uma vez ela comprova porque é uma das grandes atrizes de sua geração e uma das melhores da atualidade. Linda, ela interpreta todas as nuances de sua personagem complexa e cheia de dúvidas. Parece que com Daisy fica realmente comprovado que as mulheres envelhecem com mais dificuldade que os homens. 😉 Deixando a piada de lado, realmente é uma situação complicada para uma mulher ir envelhecendo enquanto o amor de sua vida vai ficando cada vez mais jovem e bonito – até um certo ponto, é claro. Porque, como nada é eterno, nem o retrocesso até a fase de bebê pode ser algo tão positivo quanto parece. Claro que essa parte foi menos explorada do que a velhice de Benjamin… até porque é difícil ver uma situação como aquela – sem contar que seria até irritante ficar acompanhando cada passo para trás daqueles pirralhos.

Além de Cate Blanchett, divina, sua personagem é vivida por outras duas atrizes muito boas. Sempre é ótimo ver a pequena Elle Fanning em cena – ela assume o papel de Daisy quando ela tinha 7 anos. Depois, Madisen Beaty encarna a personagem quando ela tinha 10 anos. A partir da adolescência a personagem passa para as mãos de Cate Blanchett.

Outros atores que valem ser citados pelo ótimo trabalho que fizeram: Jared Harris como o “artista” capitão Mike; Elias Koteas em uma “ponta” como o “Monsieur” Gateau, o homem que construiu um simbólico relógio que contava o tempo ao contrário (uma bonita analogia a história que vamos ouvir e que também nos faz pensar); Paula Gray como Sybil Wagner, uma das primeiras pessoas a ensinar Benjamin sobre a ausência que a morte provoca; e Edith Ivey como Mrs. Maple, a senhora que ensinou o personagem a tocar piano e tantas outras coisas. A verdade é que todos os atores, em papéis micro ou medianos, contribuiram para o êxito do filme.

O filme conseguiu uma boa nota pelos usuários do site IMDb: 8,5. Já os críticos que tem textos selecionados pelo Rotten Tomatoes foram menos generosos com The Curious Case of Benjamin Button do que com outros de seus concorrentes atuais: lhe dedicaram 118 críticas positivas e 46 negativas.

Mas se em notas e críticas positivas o filme está perdendo terreno para os demais, em bilheteria ele está se saindo melhor. Até o dia 2 de janeiro ele já havia arrecadado US$ 79,3 milhões nos Estados Unidos – e a produção ocupava a terceira posição na lista de filmes mais vistos. O “problema” para os produtores é que o filme custou caro – aproximadamente US$ 150 milhões – boa parte, com certeza, gasta em efeitos especiais. Vamos ver se o filme consegue se pagar e lucrar um bocado – certamente conseguirá isso se ganhar os prêmios que almeja.

Ainda não se sabe para quantas categorias do Oscar o filme será indicado, mas para o Globo de Ouro, que muitos consideram um bom termômetro para o Oscar, ele foi indicado a cinco categorias importantes. Entre elas a de melhor filme (subcategoria drama), melhor diretor, melhor ator (Brad Pitt), melhor roteiro e melhor trilha sonora. 

Achei curiosa – e acertada – uma escolha de David Fincher: por narrar uma história tão fantástica, o diretor escolheu justamente o caminho de uma narrativa realista. Pode parecer contraditório isso, mas a definição de Fincher para o seu trabalho nas notas de produção do filme nunca foi tão exata. Ao invés de enveredar para o caminho de “esta é uma história fantástica”, cheia de exageros, ele levou o filme, o seu “olhar de diretor” para o caminho do mais legítimo possível, tentando mostrar a vida daqueles personagens como ela seria na prática, cuidando do visual, da caracterização das cenas e dos personagens em cada detalhe. O resultado é que realmente a história fantástica acaba sendo crível.

Um dos momentos – de vários – que realmente me marcou foi quando Benjamin volta para casa e nota algo que eu também notei: quando uma pessoa fica um bom tempo longe de casa e finalmente volta para lá, percebe quase tudo igual, sem grandes mudanças – especialmente a respeito das pessoas -, e acaba descobrindo que quem mudou foi ele. Quem muda, não há dúvidas, é a pessoa que saiu e viveu uma série de experiências que ninguém mais sabe, que ninguém mais viveu. E sempre existe um choque entre aquele que mudou e aquele que não mudou – mas no filme o sempre sábio Benjamin parece ter passado bem pela situação, assumindo sua postura costumaz: de silêncio e observação.

A verdade é que me pareceu que ele foi um homem bem solitário, mantendo em um diário diálogos que ele não conseguia manter com mais ninguém. Por mais que sua mãe adotiva fosse boa, existia um abismo de compreensão entre eles. Por mais que Daisy fosse o amor de sua vida, ela não parecia estar disposta sempre a ouví-lo ou entendê-lo. Ele teve uma vida longa, inusitada e solitária. Talvez seja a vida que todos nós tenhamos. E acho que um pouco desta idéia está em uma das conversas entre Benjamin e Ngunda Oti (Rampai Mohadi), o viajante errante que acaba levando o velho/novo Benjamin para a sua primeira grande aventura – o que ele classificou como o melhor dia de sua vida até então. Oti disse a Benjamin que as pessoas diferentes passam boa parte de suas vidas completamente sozinhas… e que as pessoas comuns também, só que elas ainda passam suas vidas com medo. Me parece uma verdade cada vez mais fácil de acreditar, porque nos momentos derradeiros ou mais inspirados as pessoas parecem realmente estar sempre sozinhas.

No material dos produtores achei especialmente interessante a parte da pesquisa da figurinista Jacqueline West. Ela comenta que todas as roupas utilizadas nas diferentes épocas do filme foram escolhidas como “trajes do momento”, ainda que estilizados. Para sua pesquisa, por exemplo, ela se inspirou em impressionistas como Caillebotte, Edouard Manet, Toulouse Lautrec, Courbet… grandes nomes, realmente, dos quais eu já tive o prazer de ver algumas obras pessoalmente. Realmente incríveis.

Achei bacana também as referências distintas radicalmente para cada personagem. A mãe adotiva de Benjamin, Queenie, teve suas roupas inspiradas no material dos fotógrafos das WPA e FSA, agências do governo americano da época da Grande Depressão criadas para criar empregos urbanos e rurais. Enquanto isso, a inspiração para a sempre moderna Daisy na época de sua emancipação foram roupas com referência a George Balanchine, coreógrafo pioneiro, e sua mulher, Tanaquil LeClercq. A linguagem corporal e os movimentos que consagraram LeClercq também inspiraram Cate Blanchett em seu trabalho de intérprete.

O vestido vermelho de Daisy, utilizado em uma das sequencias mais bonitas do filme – momento inspirado do diretor David Fincher – foi inspirado nos desenhos de Claire McCardell, uma das maiores designers dos Estados Unidos nos anos 1940/50, a quem é creditada a invenção do American Look. Já as roupas utilizadas por Benjamin tiveram como referência ícones do cinema de diferentes décadas, como Gary Cooper nos anos 1940; Marlon Brandon nos anos 1950; e Steve McQueen nos anos 1960.

The Curious Case of Benjamin Button ganhou três prêmios até agora, além de ter (ou estar sendo) indicado a outros 19 – entre eles os cinco Globos de Ouro já comentados por aqui. Os prêmios que ele já levou para casa, até agora, foram: melhor atriz coadjuvante para Taraji P. Henson conferido pela Associação de Críticos de Cinema de Austin; e melhor diretor e melhor roteiro pela National Board of Review.

Um detalhe: o filme tem quase três horas de duração e não parece arrastado. Pontos para ele.

CONCLUSÃO: Um conto fantástico sobre um homem que nasce velho e morre criança narrado da forma mais realística possível. Um grande filme tecnicamente falando e que toca em questões fundamentais da vida e da morte, passando por diferentes nuances da fragilidade e da bravura humana. Como quase todos os filmes que contam a “trajetória de uma vida”, esta produção também quer valorizar as histórias humanas encontradas no caminho, tentando exprimir em suas duas horas e 46 minutos de filme alguns dos grandes aprendizados de uma existência. O resultado é um filme bem acabado tecnicamente falando e com várias mensagens interessantes pelo caminho, chegando bem perto de se tornar “filosofia barata” e sentimental, mas sem chegar a cair neste erro. O diretor soube conduzir a história bem perto do abismo, algumas vezes, mas evitou a sua queda. O resultado é um filme de primeiro, uma fábula inspirada em Mark Twain e F. Scott Fitzgerald. Acima da média.

PALPITE PARA O OSCAR 2009: Acho que com The Curious Case of Benjamin Button encontrei o grande concorrente do próximo Oscar. O filme tem todos os elementos que encantam à Academia. E o melhor (para eles): o filme não faz homenagem alguma ao modo de fazer cinema que está fora do “mercado” que eles gostam de valorizar. Diferente de Slumdog Millionaire, francamente inspirado em Bollywood. Não. Benjamin Button é pura Hollywood. Algo perfeito para ser premiado pelos interesses da Academia. E o melhor: se o filme for o grande vencedor da noite, não será uma completa injustiça.

Acho que com os comentários acima os leitores deste blog já sabem minha preferência: continua achando Slumdog melhor que Benjamin Button. Mas acho que realmente David Fincher tem mais chances de ganhar as estatuetas do que Danny Boyle (ainda que eu ache que o segundo merece ganhar mais que o primeiro). Afinal, nada melhor para a Academia que valorizar a Hollywood. The Curious Case of Benjamin Button deve ser indicado na maioria das categorias. Vejo ele sendo finalistas para melhor filme, diretor, ator, roteiro adaptado, figurino, maquiagem e possivelmente ainda para melhor atriz, atriz coadjuvante (Tilda Swinton merecia uma indicação), direção de arte, efeito visual, direção de fotografia e trilha sonora. Se for indicado em todas as categorias que tem chance, ele contabilizará 12 indicações.

Se a Academia resolver que ele será o filme da vez, ele poderá embolsar realmente as estatuetas de melhor filme, diretor, ator, roteiro adaptado, figurino e maquiagem. Mas, para isso, ele terá que deixar para trás filmes importantes como Slumdog Millionaire, Gran Torino (que talvez nem chegue a ser indicado, o que será uma pena), Frost/Nixon e Milk; Brad Pitt terá que tirar a estatueta das mãos de Sean Penn e Frank Langella (considerados favoritos); David Fincher terá que derrubar nomes que são “queridinhos” pela Academia, como Ron Howard; entre outras acrobacias. Mas sim, é possível. E dos filmes que vi até agora, se Slumdog realmente for perder para alguém, que seja para Benjamin Button.

Se as profecias se concretizarem, o casal Brad Pitt e Angelina Jolie estarão concorrendo a uma estatueta cada um no próximo Oscar. Será interessante ver a badalação das câmeras com os dois. Sei que a lista é grande para as candidatas a melhor atriz, mas eu gostaria de ver a Cate Blanchett mais uma vez por lá – ainda que ela tenha praticamente chances zero de ganhar desta vez. Se ela for indicada este ano, será a sua sexta indicação ao prêmio – ela ganhou em uma das outras cinco indicações, por seu papel de coadjuvante em The Aviator.

ATUALIZAÇÃO (05/05/2009): Ai gente, vão me desculpar, mas eu fui obrigada a baixar a nota desse filme. Fiquei “de cara” com um vídeo que eu vi que demonstra, por A+B que o roteirista Eric Roth se “autoplagiou” com este Benjamin Button. Aliás, achei ótimo o título da sátira do vídeo: “The Curious Case of Forrest Gump”. As semelhanças são demais para serem apenas “um acaso”. Ok que os dois filmes são baseados em obras diferentes – Forrest Gump em um livro, Benjamin Button em um conto, mas ainda assim… o roteirista podia pelo menos ter inovado um pouquinho, não? Especialmente em Benjamin Button, já que ele tinha apenas uma “idéia” sobre a qual poderia trabalhar. O conto no qual o roteiro se baseia é muito mais “aberto” a idéia e inovações do que o livro de Forrest Gump. Fiquei de cara e não gostei. Agora, mais do que nunca, prefiro Slumdog Millionaire – já preferia antes, mas agora ainda com mais argumentos. 😉

Por Alessandra

Jornalista com doutorado pelo curso de Comunicación, Cambio Social y Desarrollo da Universidad Complutense de Madrid, sou uma apaixonada pelo cinema e "série maníaca". Em outras palavras, uma cinéfila inveterada e uma consumidora de séries voraz - quando o tempo me permite, é claro.

Também tenho Twitter, conta no Facebook, Polldaddy, YouTube, entre outros sites e recursos online. Tenho mais de 25 anos de experiência como jornalista. Trabalhei também com inbound marketing, professora universitária (cursos de graduação e pós-graduação) e, atualmente, atuo como empreendedora após criar a minha própria empresa na área da comunicação.

16 respostas em “The Curious Case of Benjamin Button – O Curioso Caso de Benjamin Button”

Alê, é ótimo acompanhar essa corrida ao oscar lendo o seu blog, você está de parabéns!
Bom, assisti aos dois últimos filmes postados por você mas na ordem inversa.

“The Curious Case…” é realmente maravilhoso e confesso que muito se deve ao trabalho do diretor David Fincher que soube conduzir o filme muito bem, como você mesmo disse o filme parece chegar próximo ao abismo mas não cai.
O filme me encantou também pelo roteiro, achei os diálogos cheios de verdades e aprendizados.
A interpretação de Brad Pitt é única. Ele soube captar a calmaria, essa coisa de observar muito praticada por aqueles que têm uma vida solitária.
Ah, e a fotografia, belíssima, que me lembrou muito a de “Lemony Snicket’s A Series of Unfortunate Events”, conhece?

Eu assisti ao “Slumdog Millionaire” um dia depois do primeiro já comentado. Não esperava muito, ao contrário do primeiro e acho que isso contribuiu para que compartilhássemos do mesmo favorito.
Mas não só por isso, o filme é realmente incrível e uma franca homenagem ao cinema de Bollywood (aquela dancinha no final não engana…hehehe).
A primeira sequência (meus parabéns a Danny Boyle) combinada a trilha sonora que é impecável do início ao fim, me ganhou também. A fotografia, que eu acho tão maravilhosa quanto a de Benjamin, é repleta de cores amarelas e verdes de diferentes matizes e traz, sem dúvida alguma, a Índia pra dentro da nossa sala.
Os atores e o roteirista desenham a história de maneira que ela não seja forçada, pois seria muito fácil cair no dramalhão barato uma vez que todos os personagens passam por vários sofrimentos em meio às suas escolhas e lutas.

Bom, quanto aos prêmios os dois filmes enfrentam um ao lado do outro em pé de igualdade, não? Pra mim é realmente difícil escolher um vencedor nas outras categorias, mas na categoria de melhor filme eu ficaria com “Slumdog Millionaire”.

Curtir

Eu vi o filme em partes, durante três dias. Apesar de absurdo o tema, o filme é pura reflexão e também tecnicamente perfeito como vc bem salientou. Vou acabar vendo novamente daqui uns anos. Faz bem ver filmes assim.
A frase do filme:

“Querido: Todos acabamos em fraldas”

Curtir

Oi Caio!!

Obrigada. Também estou gostando bastante de conseguir, este ano, ter acesso a maioria dos favoritos ao Oscar antes deles serem premiados. Afinal, daí sim dará gosto de fazer algum tipo de torcida na noite da premiação, não é mesmo? 🙂

Realmente, os méritos de Benjamin Button devem muito ao trabalho de Fincher. Bem, sou suspeita para falar, porque gosto muito do diretor. E estás certíssimo ao comentar que Brad Pitt captou na medida certa a “calmaria” do personagem. O que mostra um pouco mais do amadurecimento do ator. Ele deixou em segundo plano seu ego para realmente olhar atentamente para o personagem que deveria interpretar, respeitando suas características e “velocidade”.

Não conheço o filme que comentaste, mas já o anotei por aqui para buscá-lo logo após essa fase “pré-Oscar”.

Sim, Slumdog é uma franca homenagem ao cinema indiano – ele inteiro, não apenas pela dancinha afinal, ainda que ela seja descaradamente esperada. 😉
E realmente, assim como em Benjamin Button, os méritos do filme passam pela inspirada direção de Danny Boyle.

Analisando os dois filmes eu realmente prefiro Slumdog. Por mim, ele ganharia como melhor filme, diretor, roteiro e direção de fotografia. Pelo menos. No Globo de Ouro ele se deu bem, agora falta saber como vai se comportar a Academia a respeito dele. De qualquer forma, mesmo que ele não ganhe muitas estatuetas – ou estatueta alguma -, acho que os demais prêmios vão garantir que mais gente se interesse pelo filme. E é isso o que importa, não é mesmo?

Um grande abraço, Caio, e volte aqui sempre!! Até a próxima.

Curtir

Oi Mangabeira!

Sério mesmo que viste o filme em partes? hehehehehehehe. Eu já fiz isso também, por isso posso dizer que isso prejudica um pouco a nossa percepção da história, não achas? Eu pelo menos sinto diferença quando vejo o filme direto, sem interrupção, e quando acabo vendo ele pausadamente, de pouco em pouco. Sei lá, parece que a “emoção” se dissipa.

Claro que o filme é absurdo… afinal, o conceito filosófico saiu da cabeça daquele maluco brilhante chamado Mark Twain. hehehehehehehehehe. Mas aí que está… acho que faltam mais filmes malucos que refletem sobre a condição humana por aí. Eu pelo menos acho que grandes histórias podem surgir justamente do absurdo e da fantasia. Características que nos diferenciam dos animais, não é mesmo? Fantasiar, digo. E cometer alguns absurdos, também. 😉

Vais vê-lo novamente daqui uns anos? hehehehehehe. Uau! Isso é que é planejamento.

Então, O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford já esteve na minha lista de filmes para serem assistidos mas, no final da história, ele acabou perdendo o posto para outras dezenas de filmes. Ele está lá, bem atrás da minha lista, mas está lá… como não o assisti ainda, não comentei sobre ele por aqui. Mas quem sabe um dia? De qualquer forma, anotei ele como uma sugestão tua para ser assistido.

Um grande abraço e até a próxima.

Curtir

Ale,

Consegui, finalmente, assistir a esse maravilhoso filme. Infelizmente já se passou o Globo de Ouro e ele não foi premiado, mas fazer o que? Deixemos que o Oscar faça, se necessária, a justiça.

Assim como o Mangabeira, dividi o filme e o assisti em “2 episódios” – Não é fácil levar 2:40 h direto – e admito que o filme me conquistou a partir do momento em que ele vai para a Rússia, acho que meio óbvio, afinal de contas deve-se construir o ambiente da história antes de partir para um aprofundamento das tramas.

A visão de vida que temos de Benjamin é uma situação impressionante e certamente mais um ponto positivo na já maravilhosa carreira de Finch e, porque não, Brad Pitt, que subiu muito em meu conceito.

Só achei estranho colocarem Tilda e Cate no mesmo filme e justamente como interesses amorosos do protagonista, pois acho as duas muito parecidas e acredito que foi por isso que Button acabou indo atrás das duas!

Como não podia deixar de ser, um filme maravilhoso acompanhado por sua crítica sempre perfeita fazem um dueto maravilhoso.

Abraços e tudo de bom!

Curtir

Oi Breno!

Então assististe ao “grande indicado” do próximo Oscar. Realmente ele é muito bom, não é mesmo? Especialmente para pessoas que não se importam em assistir a uma narrativa absurda, nonsense e criativa.

Agora, de verdade você achou ele melhor que Slumdog? Pergunto porque você disse que achou uma injustiça Benjamin Button não ter vencido o Globo de Ouro… eu já tenho que discordar. hehehehehehehehehehe. Realmente acho Slumdog melhor.

Realmente, David Fincher e Brad Pitt são dois nomes que sempre vale a pena estar de olho. Ambos são muito bons, tanto em suas escolhas no cinema quanto no que eles fazem. E realmente achas Tilda Swinton e Cate Blanchett parecidas? Puxa, eu não acho não… talvez neste filme elas tiveram algo em comum pela caracterização pela qual passaram – cabelo, roupas, não sei. Mas se vês outras fotos delas, seja “na vida real” ou nos filmes, acho que elas bem diferentes uma da outra. Mas enfim… também são apenas impressões, né? Podes achar elas parecidas e eu não. hehehehehehehehe

Muito, muito obrigada por teus comentários sempre tão incentivadores. Acho que não mereço tantos elogios, mas tudo bem… vou aceitá-los feliz. 🙂

Abraços e tudo de bom também. E já sabes: as portas deste blog estão sempre abertas para teus comentários. Inté!

Curtir

Ale,primeira vez que comento no seu blog xD

Esses atores que fazem o Benjamin velho,só emprestaram o corpo deles,o rosto do brad foi colocado digitalmente no corpo deles – assim como a voz -,já saiu um vídeo na rede sobre as técnicas utilizadas.É realmente muito impressionante.

Em comparação com Slumdog,eu prefiro Benjamin.
Slumdog é um filme maravilhoso,parece que vc sente um sopro de juventude assistindo o filme.Mas Benjamin mexeu comigo,eu realmente fiquei encantado com a história.No Oscar vou ficar torcendo pros dois xD

Curtir

Oi Laio!!!

Bacana que você resolveu escrever… e pelo teu comentário, essa não deve ter sido a tua primeira visita, não é mesmo? Espero que voltes por aqui muitas vezes ainda, especialmente para comentar sobre os filmes.

Então, eu vi também isso de que os outros atores “só” emprestaram seus corpos para o personagem e que foi inserida a cara do Brad Pitt com toda a sua “expressão dramática” digitalmente. Certo. Mas eu não acho realmente que apenas a expressão facial seja a interpretação de um ator. Todo o gestual dele, sua expressão corporal, conta. Por isso citei os outros atores que emprestaram o seu talento ao personagem.

Realmente Slumdog e Benjamin são dois grandes filmes. A verdade é que qualquer um deles ganhando o Oscar de melhor filme será algo justo. Já falei demais até sobre as razões pelas quais voto em Slumdog… mas deixa, um de nós vai acertar no dia 22 próximo. 😉

Um grande abraço, Laio, e volte mais vezes mesmo!! Te espero aqui para falar mais em outra ocasião. Até…

Curtir

Cara Alessandra,

Putz… acabei de chegar do cinema!!! Se eu contar você não acredita, mas vim de lá até aqui pensando se você já teria comentado o filme!!! Sorte minha que sim!
Como eu te disse outro dia… tenho que parar com DRAMAS! Eita categoria que me faz pensar na vida! E pra piorar a situação me vem um colega e faz um filme justamente com aquilo que você comentou: “Se eu pudesse voltar aos meus 18 anos com a história de vida de hoje…!”. A única situação é pensar… pensar… refletir… pensar e refletir de novo!!!
Seu comentário mais uma vez matou “o bichano” à pau! kaokaokaoka. Só penso que deveria ter elogiado um pouco mais o Brad Pitt, nesse ele arrasou!!! O cara vestiu a camisa, meias e sapatos do Ben e está de parabéns pelo trabalho!!!
Aconteceu uma coisa engraçada na sessão que acabo de sair! Depois das frases finais sabe o que aconteceu? O pessoal começou a aplaudir o filme! Confesso que fiquei meio confuso com aquilo, achei estranho, mas no fundo entendi. Todo mundo percebeu que não importa se você nasceu velho, ou se você está envelhecendo aos poucos, se é um artista ou não, se é dançarino ou não, mas que cada um tem que viver sua vida da melhor maneira possível. Viver a vida, o presente, “carpe diem”! Fantástico isso!
Parabéns mais uma vez pelo site!
obs1: Preciso agora assistir aos outros 2 filmes que você tanto falou nesse post!
obs2: Nota 10 pra esse filme tbm!

Super beijos!!!
Paulo Utida

Curtir

Oi Paulo!!

Puxa menino, fiquei até meio abobada em saber que você saiu do cinema pensando: “Será que a Alessandra já escreveu algo sobre esse filme?”. Quanta responsabilidade, hein?

Mas fiquei feliz que você, desta vez, chegou em casa e conseguiu ler um texto que você gostou de um filme que você adorou. Só que você viu o que eu tive que fazer, né? Rebaixei a nota do filme… é que vendo o vídeo que compara ele com Forrest Gump eu fiquei abismada. Ah não… autoplágio é demais para minha cabeça. 😉

E não para de assistir a dramas não… eles são justamente ótimos por isso, porque nos fazem pensar, refletir, mexem com a gente. Que graça tem o cinema se a gente não se emociona, não leva sustos, não fica atordoado, nervoso, etc. ao ver um filme? Se uma história não provoca nada em quem vê, acho que é melhor então a gente fazer outra coisa naquele tempo, né não?

Mas você acha mesmo que eu elogiei pouco o Brad Pitt? Puxa, achei que era suficiente dizer que ele evoluiu ainda mais como ator… e isso não é pouco, porque eu comentei que ele estrelou dois filmes que fazem parte da minha lista de preferidos: Seven e Fight Club. Também gostei muito dele em Babel e em outros filmes vários. Ou seja, dizer que ele está melhor agora do que antes é um grande elogio. hehehehehheehhe

Já aconteceu comigo isso das pessoas baterem palma no final do filme… acho tão engraçado quanto as pessoas que batem palma para os pilotos de uma avião que acabou de fazer um pouso perfeito. Curiosa essa necessidade das pessoas manifestarem a sua alegria.

E justamente a conclusão que você cita no final do teu comentário é a principal do filme: não importa quem você é ou o quanto você demorou para aprender na vida (e, algumas vezes, até o conteúdo desse aprendizado): o que realmente importa é se você fez o melhor que você podia ou, até, se você se superou, vivendo a vida da maneira mais intensa e da melhor forma possível.

Menino, muito bom te encontrar aqui outra vez. E já sabes: este blog é de sua serventia… volte sempre!

Beijos e abraços!!

Curtir

Alessandra, é minha primeira visita ao seu blog, cheguei aqui atrás de críticas sobre Slumdog… Gostei tanto que acabei lendo quase todas as outras!

Bom, compartilho com você o êxtase pelo Slumdog. Achei genial, maravilhoso, despretensioso, comovente e mais um monte de adjetivos que nãovou comentar aqui, já que esse é o espaço para falarmos de Benjamin Button, não é?

🙂

Bem… Sobre Button… Eu terminei de ver o filme e fiquei com aquela pulguinha atrás da orelha: será que Eric Roth se auto-plagiou ou será que usou o próprio conto de Fitzgerald para escrever Forrest? Porque pra mim não era possível aquele tanto de coincidências jogadas na minha cara (e parecia que só na minha mesmo, porque todos estavam maravilhados com o filme).

A primeira coisa que fiz depois de vê-lo foi procurar o conto na net. Após ler o deslumbrante e mordaz texto do Fitzgerald – onde a descabida idéia central é contada com uma racionalidade de dar medo – tomei antipatia do filme, na verdade, de Eric Roth. Não entendo como um roteirista premiado pode se dar ao displante de usar artifícios de 15 anos atrás num outro filme e achar que ninguém ia perceber – ou, se percebesse, que não ia se incomodar…

Pois eu me incomodei e muito! Concordo plenamente com você. Ele tinha uma idéia encantadora pra desenvolver, com total liberdade criativa, sem necessidade de ser fiel à obra original e acabou se perdendo. Não sei se quis seguir uma fórmula que deu certo ou se realmente acredita que, contando a história dessa maneira, Benjamin possa ser considerado um homem “normal”, com uma trajetória de vida igual a de qualquer outro…

Enfim, depois de ver esse video que você citou, minha antipatia chegou ao auge. Juntando tudo isso com meu encantamento pelo maravilhoso Slumdog, não posso deixar de torcer para que o cachorro azarão morda todos os prêmios principais na noite do Oscar. Apesar de que não acho que precise desse reconhecimento para ser considerado um grande filme.

Benjamin, finalizando, é um lindo filme, visualmente falando. Mas há outros filmes tão lindos quanto e com roteiro mais original, no sentido mais literal da palavra (me ocorre no momento citar Big Fish, que é um dos meus 10 filmes preferidos de toda a vida). Também é um filme clichê até dizer chega – e não acho que isso seja necessariamente ruim. Brad Pitt não me convenceu – parecia que estava vendo a inexpressiva “Morte” de Encontro Marcado reencarnada na pele de um personagem riquíssimo, que deveria ser Benjamin. E até agora me pergunto: qual o sentido de trazer o Katrina pro meio da história??? Em que isso acrescentou pro resultado final do filme???

O que pra mim vale o ingresso é a maravilhosa atuação de Cate Blanchet e de Tilda Sinto (sempre maravilhosa!). E a fotografia lindíssima. E momentos gloriosos de Fincher na direção, como na cena de Daisy dançando no coreto.

Me decepcionei muito e a cada dia em que penso no filme, mais me antipatizo. Se ganhar como Roteiro Adaptado, juro que nunca mais vejo filmes de Eric Roth.

Curtir

Oi Anna!!!

Puxa, seja muito bem-vinda por aqui. Sério mesmo que você leu quase todas as outras críticas do blog, além de Slumdog? Uau, haja paciência de ler esse caminhão de textos longos, hein? 😉
E depois você ainda pede desculpas por ser prolixa… e eu? Se for pedir desculpas por ser prolixa, fecho o blog agora mesmo e paro de escrever. hehehehehehehehehe

Puxa, que bom que você tem gostado dos textos. Fico feliz. E sim, Benjamin Button dá um tanto de raiva quando a cai a “ficha” de que o roteirista é um enganador. Ah, vão me desculpar os fãs do homem, mas ele escrever dois textos tão parecidos um com o outro… ah, por favor! “Vaya falta de originalidad”!!!

E hoje? Torcida total para Slumdog, hein? Acho mesmo que ele merece. Grande filme.

E voltando para Benjamin Button… admito que eu não me lembrava muito de Forrest Gump. Bem, lembrava “vagamente” da história dele, mas não dos detalhes que o vídeo que “desmascara” Benjamin Button mostra. Por isso fui uma destas pessoas “enganadas” (pela memória, mais que tudo) pelo novo filme do Sr. Eric Roth.

Sobre ele ter copiado a idéia de Fitzgerald em Forrest Gump ou vice-versa, acredito que ele se repetiu agora, com Benjamin Button. Pelo menos é o que dá para concluir levando em conta as notas dos produtores de Benjamin Button. Segundo eles, o projeto do filme estava “nas mãos” de David Fincher, de Roth e de Brad Pitt há “mais de uma década”. Ok que a frase não é precisa (o que seria mais de uma década? 11 anos, 20, 30?), como muitas frases ruins de materiais de divulgação, mas se presume que o projeto estaria com eles há 11, 12 anos… se for assim, Forrest Gump é anterior – afinal, ele é de 1994. Certeza nunca vamos ter – só se Roth admitir que roteiro copiou que idéia.

E estou contigo… Big Fish também é um dos meus filmes favoritos. Eita filme bom aquele! E sim, existem dezenas, centenas de filmes tão bons tecnicamente falando quanto Benjamin Button e, o melhor: com uma idéia original. No final das contas, foi quase um crime o que Roth fez com o material do Fitzgerald… mas tudo bem, não foi a primeira e não será a última vez que um roteirista hollywoodiano faz uma destas (seja ele premiado ou não). Trazer o Katrina para a história não trouxe nada… é apenas, digamos assim, um elemento “a mais” de apelar para o emocional do público e da crítica. 😉

Agora, estás certa sobre todas as qualidades do filme, como a direção de fotografia e alguns momentos inspirados de Fincher, além do elenco – diferente de ti, gostei do Brad Pitt, ainda que não ache a sua melhor interpretação de todos os tempos. Mas achei ele bem.

Bem, garota, prazersaço em te receber aqui no blog. E espero que esta seja apenas a primeira visita e o primeiro comentário de muitos. Até mais!

Um abraço!

Curtir

Oi Van!!

O filme é bem bacana mesmo, bem feito, com uma história bem legal, que faz pensar… mas ele caiu bastante no meu conceito quando eu soube que se tratava de uma cópia do roteirista de várias partes de um roteiro seu anterior. Isso para mim é de uma falta de criatividade – ou de um oportunismo – ridículos. Mas enfim…

Você tem que assistir a Slumdog, menina!! hehehehehehehehe

Beijossssssssss

Curtir

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.