Categorias
Cinema Cinema do mundo Cinema europeu Cinema francês Crítica de filme Filme premiado Globo de Ouro 2014 Movie Oscar 2014

Le Passé – The Past – O Passado


LEPASSE_120x160CS4.indd

O espaço que o passado ocupa nas nossas vidas depende de uma decisão. O quanto nos faz bem ou nos interessa viver amando algo ou alguém que não existe mais? Le Passé, um dos fortes concorrentes ao próximo Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira trata deste assunto. Com a revisita ao passado de alguns personagens, encontramos diversos sentimentos. Todos eles muito presentes no cotidiano destas pessoas, que tem dificuldade em romper com histórias desfeitas. Um filme forte pela forma da narrativa e que faz pensar por muito mais tempo do que a duração da trama.

A HISTÓRIA: Barulho de aeroporto. Marie Brisson (Bérénice Bejo) parece estar procurando alguém. Ela se anima quando vê Ahmad (Ali Mosaffa), e tenta chamá-lo estando fora da área de desembarque. Antes que ele a veja, ela tira a proteção que tinha no braço. Ahmad pergunta sobre o procedimento que deve adotar já que a mala dele não chegou. Ele sorri quando vê Marie, e pergunta sobre Lucie (Pauline Burlet).

Está chovendo fora do aeroporto, e Marie diz que eles devem ir para casa após pegar Lucie. Ele não gosta de saber que Marie não contou para as filhas que ele chegaria e nem reservou um hotel, como ele havia pedido. Mas ela justifica que não fez isso porque tinha dúvidas se ele viria. Depois de não encontrarem Lucie no colégio, Marie e Ahmad vão para a casa dela, onde ele encontra a Fouad (Elyes Aguis), filho do novo namorado de Marie. Este é apenas o início do mergulho de Ahmad no cotidiano da mulher de quem ele vai se separar.

VOLTANDO À CRÍTICA (SPOILER – aviso aos navegantes que boa parte do texto à seguir conta momentos importantes do filme, por isso só recomendo que continue a ler quem já assistiu a Le Passé): Muito interessante a o estilo do roteiro do diretor Asghar Farhadi escrito com a ajuda de Massoumeh Lahidji. Somos apresentados a um turbilhão de fatos sem entender, realmente, o que move aqueles personagens. Mas algo que podemos perceber, desde o início, é que existe uma forte ligação entre os protagonistas, Marie e Ahmad.

A reação dela, ao ver Ahmad no aeroporto, é emblemática. Mas depois, como quando deixamos a emoção por um segundo para que a razão tome conta, ela muda de expressão no carro e o passado mal resolvido começa a falar mais alto. Não sabemos o que aconteceu entre os dois, mas é evidente que nada terminou esclarecido entre eles. Depois, quando ele chega na mesma casa em que eles viveram juntos por vários anos, percebe-se o peso no ar.

Aos poucos vamos entendendo a motivação da visita, e todo o contexto que cerca os personagens principais. Há um conflito visível entre os adultos e as crianças – e a jovem Lucie. Ninguém parece estar feliz. E como se o espectador fosse uma visita invisível que chegou no mesmo voo de Ahmad, vamos descobrindo aos poucos as razões de tanto mal estar.

Este é um filme que trata justamente sobre isto: o peso do mal estar constante na vida das pessoas e das sociedades das quais elas fazem parte. O foco principal está em primeiro plano na tela: o quanto o passado pode comprometer o nosso presente. Mas há outros pontos que estão em segundo e terceiro planos, como o desmantelamento das famílias – especialmente dos casamentos – e a dificuldade nas relações entre diferentes origens étnicas em um país que atrai pessoas de diversas partes do mundo.

Quem nunca sofreu com um grande amor que atire a primeira pedra. Algumas vezes, de fato, é difícil deixar o passado para trás. Tentamos, nos esforçamos, mas parece que algumas ligações são indissolúveis. O quanto vamos deixar o passado ditar as regras do nosso presente é uma questão de escolha. Sim, porque por mais que algumas ligações perdurem e certas memórias insistam em aparecer, começar uma nova história depende, essencialmente, de força de vontade. De uma decisão.

Le Passé trata disto. De como Marie e Samir (Tahar Rahim) se esforçam para recomeçar. Mas a aparente convicção que eles tinham é fragilizada com a chegada de Ahmad. A vinda dele, após uma ausência de quatro anos, justamente é para que o recomeço de Marie possa ser oficializado. Ahmad viaja para assinar os papéis do divórcio. Mas o reencontro mexe com todos. Fica claro que as filhas de Marie gostam de Ahmad, e que ele também não conseguiu que a ligação deles acabasse.

Por essas e por outras que eu sou favorável ao distanciamento completo entre as pessoas quando um relacionamento amoroso termina. Não vejo muito como uma relação pode continuar quando tanto foi vivido, mas quase nada daquilo segue adiante. Como ficar próximo de alguém que se amou tanto e que agora a relação está colocada totalmente em outras bases? Para mim, isso sempre será um mistério. E neste Le Passé fica claro que reativar certas lembranças ou mesmo se aproximar de pessoas com quem se teve um passado não é nada bom para o presente e/ou o futuro que se quer criar diferente.

Como um filme de qualidade pede, vamos mergulhando na história e nos sentimentos dos personagens principais aos poucos. (SPOILER – não leia se você não assistiu ao filme). Ao lado de Ahmad, vamos descobrindo o porquê de tanto mal estar entre Lucie e a mãe e as razões do comportamento “revoltado” de Fouad. Primeiro, sabemos que Marie terá dificuldades de se casar com Samir porque a mulher dele está em coma no hospital. Na sequência, surge a razão do coma dela e, o mais chocante, o motivo que fazia Lucie resistir tanto à ideia do casamento de Marie e Samir.

Um tema presente do início ao fim desta produção é a dificuldade das pessoas em terem diálogos verdadeiros. De falarem o que estão sentindo e enfrentarem as próprias mágoas, ressentimentos e acessar de peito aberto aquelas gavetas internas cheias de peso e que vivem no breu. Especialmente as crianças neste filme, o que é especialmente interessante, tem dificuldade de expressarem o que estão sentindo. Digo que é especialmente interessante porque, normalmente, pensamos que as crianças e os jovens são mais diretos, francos, sem tantos filtros quanto os adultos.

Mas acredito que isto mude de figura quando crianças e jovens vivem em ambientes repressores. Não sou nenhuma especialista no assunto, mas Le Passé indica esta leitura. Lucie manifesta toda a desaprovação que tem com o novo relacionamento da mãe ao não voltar para casa, ao tentar ficar o máximo de tempo longe daquela realidade com a qual não concorda. Fouad, ainda criança, igualmente não gosta daquele ambiente. Pede para voltar para a casa onde vivia com Samir e a mãe. Ainda que o local traga tantas lembranças ruins. Mas nem Lucie e nem Fouad conseguem, inicialmente, verbalizar o que estão sentindo.

Para mim, ficou claro que Marie, em primeiro lugar, e depois o próprio Samir, não davam o espaço necessário para que as crianças se manifestassem – e daí incluo também Léa (Jeanne Jestin) que, apesar de não mostrar a revolta dos demais, claramente sente falta de Ahmad e parece se sentir um pouco perdida no novo cenário familiar. Marie parece, pelo menos no tempo em que a história transcorre, ser pouco afetuosa com os filhos.

A protagonista, vivida pela maravilhosa Bérénice Bejo, que tem uma interpretação impecável nesta produção, não sabe lidar bem com a situação e fica claramente dividida entre os dois homens – Ahmad e Samir. Eles chegam a disputar quem pode mais em duas situações distintas, pelo menos – nos reparos da casa, como o da pia, e na “orientação” de Fouad. Ahmad sente-se estranho naquele ambiente, mas é bom demais para sair correndo e fazer de conta que não tem responsabilidade com aquela família. Samir, por sua parte, não tem mais tanta certeza se deve seguir com Marie.

Ao mesmo tempo em que as tensões vão se explicando para o espectador, vamos acompanhando o presente e o passado dos personagens intercalando os seus protagonismos. Afinal, será que Marie e Samir vão conseguir caminhar para a frente? Quanto do que aconteceu com a mulher dele, em coma, e quanto da história do término da relação dela com Ahmad, nunca explicada, vai continuar ocupando as mentes e corações dos personagens?

O filme termina sem uma resposta. Até porque as pessoas, muitas vezes, não conseguem responder estas questões. A culpa pode ser devastadora, como comprovam as histórias de Lucie, Naïma (Sabrina Ouazani) e Samir. E a indecisão sobre que caminho trilhar para recomeçar a própria vida desgasta demais, como demonstra Marie.

Ter um filho  para forçar a barra em uma relação que nasce capenga é uma técnica antiga e que normalmente surte efeitos devastadores. Preferir esta via do que tentar um recomeço com quem se quer, ou ao menos buscando entender o passado, me parece uma lástima. Mas, algumas vezes, não restam muitas alternativas. Infelizmente as pessoas são mais complicadas do que deveriam e nem sempre procuram o caminho da honestidade e da franqueza. Esconder os próprios sentimentos e ser desonesto com quem se gosta é como alimentar um tumor. E que pode não ter cura.

Além de mergulhar nestes sentimentos e na vida de pessoas que tem dificuldades de seguir adiante, Le Passé trata dos conflitos entre pessoas de origens diferentes em uma sociedade em que é perigoso ser imigrante ilegal. Samir e Ahmad orbitam ao redor de uma comunidade árabe, mas não sabemos exatamente o quanto desta origem é importante para eles. Tudo fica subentendido.

Parece, por exemplo, que Ahmad ficou deprimido e resolveu sair da casa de Marie quatro anos antes desta história começar porque ele não se encaixava na França onde o filme se passa. Sabemos que ele está vindo de viagem e, pela conversa que ele tem com as crianças e com o amigo Sharyar (Babak Karimi), o roteiro dá a entender que ele voltou para o Irã. Samir tem origem árabe, mas não sabemos até que ponto ela pode ser importante para ele. Naïma é uma imigrante ilegal que consegue emprego com Samir, mas ela não fala francês direito e se sente sempre ameaçada pelo risco da deportação.

Esta vulnerabilidade acaba sendo importante para os personagens que parece estarem sempre em busca de um “encaixe melhor” na realidade em que estão vivendo. Alguns conseguem este feito com maior facilidade, mas outros não – a ponto de terem que sair daquele entorno. Um filme interessante, bem construído e com interpretações fortes. Merece chegar até o Oscar – mesmo que ele não sair vencedor.

NOTA: 9,7 9,5.

OBS DE PÉ DE PÁGINA: Este filme consegue a proeza de reunir dois atores que me impressionaram muito, na primeira vez que os vi, e que por isso mesmo me “ganharam”: Bérénice Bejo, a atriz fenomenal que ajuda a dar alma para o premiado The Artist (com crítica aqui no blog); e Tahar Rahim, que arrasa no ótimo Un Prophète (comentado aqui). Quando vi que os dois estariam nesta produção, já despertei na minha memória sentimental uma expectativa considerável. Bejo de fato faz um grande trabalho neste filme, mas senti que Rahim poderia ter feito mais. Achei o ator um pouco apagado nesta produção – ele perde muito espaço na comparação com o excelente Ali Mosaffa. Não que Rahim esteja mal, mas acho que lhe faltou um pouco mais de intensidade. Ainda assim, o trio de protagonistas faz toda a diferença no filme.

Não consegui dar a nota máxima para Le Passé porque, apesar de humano, demasiado humano, o filme não me despertou a empatia ou provocou o impacto que outras produções recentes conseguiram. Na comparação com o filme anterior do diretor, por exemplo, achei Le Passé inferior. Mas nada grave. Ele perde pontos, inclusive, porque estou sempre comparando estes filmes que estão na pré-lista para o Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira entre si. Ou seja, como falarei melhor logo abaixo, Le Passé obrigatoriamente tem que ter uma nota menor que Jagten.

Aliás, como aconteceu em outros anos em que tentei assistir e comentar ao máximo de filmes cotados para o Oscar, desta vez também pode acontecer de algumas produções terem as suas notas modificadas conforme a lista for avançando. Isso porque, por coerência, tem que receber uma nota maior o filme que eu achei melhor, na comparação uns com os outros. E só vou saber isso conforme a “fila andar”. 🙂

Dois momentos desta produção ficaram “martelando” na minha cabeça por muito tempo. (SPOILER – não leia… bem, você já sabe). Primeiro, aquela alegria incontida de Marie ao recepcionar Ahmad no aeroporto. Ficou evidente que ali existia muito amor ainda. Na verdade, no início do filme, cheguei a pensar que eles eram um casal – e que ele estava retornando após uma temporada fora de casa à trabalho, por exemplo. Ledo engano. Outra cena que eu acho marcante é quando Marie diz que não quer mais falar do passado, quando Ahmad tenta explicar o porquê a deixou quatro anos antes. É como se o diretor Asghar Farhadi estivesse sempre nos dizendo que as nossas expectativas devem ser frustradas. Afinal, a história – e a vida mesmo, muitas vezes – tem outra dinâmica que não a de acontecimentos perfeitos. Interessante.

O principal atrativo de Le Passé é o roteiro de Farhadi e Lahidji, junto com as interpretações dos atores. Afinal, este é um filme de diálogos, que conta uma história, muito mais do que uma produção de apuro técnico. Ainda assim, vale comentar a competente direção de fotografia de Mahmoud Kalari, a edição de Juliette Welfling e o design de produção de Claude Lenoir.

Le Passé estrou no circuito de cinemas francês e no Festival de Cannes no dia 13 de maio deste ano. Foi a estreia da produção nos cinemas. Depois, ela passaria ainda por outros 14 festivais. Nesta trajetória, o filme recebeu quatro prêmios e foi indicado a outros dois. Entre os que recebeu, destaque para o de Melhor Atriz e o Prêmio do Júri Ecumênico do Festival de Cannes. Os outros dois que ganhou foram o de Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema de Durban e o Prêmio da Audiência no Oslo Films from the South Festival.

O filme é o indicado do Irã na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira do Oscar 2014. Agora, acho essa indicação interessante. Ok que o diretor Asghar Farhadi nasceu no Irã em 1972 e tem a sua filmografia naquela país. Mas pelo que informa o site IMDb, Le Passé é uma coprodução da França e da Itália. Sempre achei esse tema da origem dos filmes na indicação ao Oscar curiosa.

Afinal, segundo consta na história da premiação, Orfeu Negro, uma produção do Brasil com a França e a Itália, ganhadora do Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 1960 e com a “alma brasileira”, consta como sendo uma vitória da França – o diretor Marcel Camus era francês. Acho tudo isso muito estranho. Afinal, o que importa é a origem do filme ou do diretor? No caso de Orfeu Negro, para mim parece incrível o filme não ser considerado brasileiro. Enfim, destes mistérios do Oscar que fica difícil de entender.

Falando em local em que o filme é feito, Le Passé não tem apenas nome francês e é falado naquele idioma, mas também foi totalmente rodado em Paris e em Sevran (um subúrbio próximo da capital francesa e que faz parte de Seine-Saint-Denis). Para mim, não é por acaso que Le Passé foi rodado na França. Afinal, aquele país sofreu e continua sofrendo com políticas que não favorecem a imigração.

Agora, uma curiosidade sobre Le Passé. Inicialmente, a atriz Marion Cotillard havia sido escalada para interpretar a protagonista deste filme. Mas ela acabou pulando fora do projeto por uma questão de conflito de agendas. Quando as filmagens de Le Passé começaram, em setembro de 2012, o filme De Rouille et d’Os, que tem uma interpretação incrível de Cotillard, tinha sido selecionado para participar de vários festivais e a atriz teve que viajar para promover a produção – comentada aqui no blog.

De acordo com o site Box Office Mojo, Le Passé teria faturado pouco mais de US$ 6,7 milhões nos mercados em que estreou até o momento. Achei pouco, ainda que me parece que este dado não seja muito atualizado. De acordo com o site IMDb, o filme passou em cinco festivais nos Estados Unidos, mas ainda não estrou no circuito comercial. A previsão é que ele entre em cartaz em poucos cinemas a partir do dia 20 de dezembro. No calendário do site não aparece, ainda, a previsão de estreia no Brasil.

Os usuários do site IMDb deram a nota 7,9 para Le Passé. Uma ótima avaliação, levando em conta o padrão do site. Poucos críticos que linkam os seus textos no Rotten Tomatoes viram o filme até agora. Mas há quase uma unanimidade entre as avaliações: 17 textos são positivos para o filme e apenas um é negativo – o que lhe garante uma aprovação de 94% e uma nota média 8. Excelente nota também, levando em conta que é difícil um filme conseguir 8 ou mais por ali.

CONCLUSÃO: Eis um filme de grandes atores. Através do trabalho deles, nos envolvemos com a história de uma mulher que resolve colocar fim a um relacionamento antigo para se jogar em um novo casamento. Mas como na vida mesma, esta história não pode ser assim, tão simples. Le Passé vai se descortinando aos poucos, sem pressa, em um evidente contraste entre a percepção das crianças e da jovem que faz parte desta trama e dos adultos que tomam as decisões. Ninguém parece estar muito satisfeito com o que está acontecendo. E isso ocorre porque ninguém está feliz com o presente, tão contaminado com um passado aparentemente insolúvel.

Este é um filme que incomoda porque ele explora a nossa incapacidade de resolver os nossos próprios problemas. Trata da dificuldade de esquecermos grandes amores, na mesma medida em que a comunicação entre as pessoas parece ser um intricado quebra-cabeças. De quebra, Le Passé trata das dificuldades no entendimento dos valores e prioridades de diferentes culturas em um mesmo país. Um filme sobre o incômodo contemporâneo da falta de acerto. Bem escrito e com ótimas interpretações, se destaca por sua humanidade e pela capacidade de ser entendido em qualquer parte.

PALPITE PARA O OSCAR 2014: Ainda tenho que assistir a uma lista grande de filmes que estão tentando uma vaga no próximo Oscar mas posso dizer, desde já, que realmente Le Passé tem grandes chances de chegar até os cinco finalistas. Primeiro, porque este é um filme universal. Ou seja, os sentimentos, temas e valores tratados na produção podem ser compreendidas por espectadores de qualquer latitude. Ainda que nem todos tenham vivenciado ou presenciado situações de conflitos entre pessoas de diferentes origens, as dificuldades de comunicação e para recomeçar são compreensíveis em qualquer parte.

Depois porque o filme tem ótimas interpretações, toca em temas importantes, cresce com o passar do tempo e vem de um país que não é tradicional na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood – o primeiro Oscar que o Irã recebeu na história da premiação foi dado em 2012 para o filme anterior de Farhadi, Jodaeiye Nader az Simin, comentado aqui no blog. Além disso, claro, Le Passé firma a ótima fase do diretor, que tem nada menos que 58 prêmios no currículo.

Difícil bater o martelo já sobre o próximo premiado nesta disputada categoria do Oscar 2014. Acho que Le Passé tem vários pontos que fazem ele ter grandes chances de sair vencedor mas, ao mesmo tempo, Farhadi ter sido premiado há pouco tempo pode ser um limitador para o filme. Além disso, Jagten (que tem um texto aqui no blog) me parece um filme mais forte, e com tema igualmente universal. Pessoalmente, entre os três filmes que estão concorrendo nesta categoria que eu assisti até agora – incluindo o brasileiro O Som ao Redor, comentado aqui -, meu voto iria para Jagten. Acho que o filme de Thomas Vinterberg consegue um impacto maior no espectador e também se diferencia mais que os demais.

ATUALIZAÇÃO (21/12/2013): A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou ontem, dia 20 de dezembro, a lista de filmes que avançaram na disputa da categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira. Le Passé ficou de fora da lista. Seguem na disputa os seguintes filmes: The Broken Circle Breakdown (Bélgica), An Episode in the Life of an Iron Picker (Bósnia e Herzegovina), The Missing Picture (Camboja), Jagten ou The Hunt (Dinamarca), Two Lives (Alemanha), The Grandmaster (Hong Kong), The Notebook (Hungria), La Grande Bellezza ou The Great Beauty (Itália) e Omar (Palestina). Além de Le Passé, outros filmes que apareciam na lista dos especialistas como alguns dos favoritos, Gloria e Wadjda, também ficaram de fora. Interessante.

ATUALIZAÇÃO (10/01/2014): Estou revendo algumas notas de filmes que estavam cotados para o Oscar deste ano – e que, por isso, estão incluídos nesta categoria aqui no blog. E ainda que Le Passé não chegou a avançar na disputa, acho que devo ser coerente e analisa-lo como se tivesse. Sendo assim, reduzi um pouco a nota do filme. E a verdade – vou confessar – é que desde o início eu achei que ele deveria ir com um 9,5. Mas como ele tinha sido tãoooo elogiado por aí, acabei sendo “boazinha” demais no início. Agora, estou mais coerente com a minha opinião.

Por Alessandra

Jornalista com doutorado pelo curso de Comunicación, Cambio Social y Desarrollo da Universidad Complutense de Madrid, sou uma apaixonada pelo cinema e "série maníaca". Em outras palavras, uma cinéfila inveterada e uma consumidora de séries voraz - quando o tempo me permite, é claro.

Também tenho Twitter, conta no Facebook, Polldaddy, YouTube, entre outros sites e recursos online. Tenho mais de 25 anos de experiência como jornalista. Trabalhei também com inbound marketing, professora universitária (cursos de graduação e pós-graduação) e, atualmente, atuo como empreendedora após criar a minha própria empresa na área da comunicação.

7 respostas em “Le Passé – The Past – O Passado”

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.