Categorias
Cinema Cinema do mundo Cinema norte-americano Crítica de filme Filme premiado Globo de Ouro 2017 Movie Oscar 2017 Votações no blog

Hacksaw Ridge – Até o Último Homem


Quando você defende valores corretos e está convicto sobre eles, não existe cenário agreste ou situação impossível pela frente. Hacksaw Ridge é um filme de guerra como você nunca viu. Por incrível que possa parecer, este é um libelo sobre a não violência e sobre a defesa da vida em meio à carnificina de uma guerra. Mel Gibson nos presenteia com um dos melhores filmes deste gênero de todos os tempos. Isso não é pouca coisa.

A HISTÓRIA: Começa afirmando que se trata de uma história verdadeira. Muitos mortos no chão. Vários soldados estão sendo borbardeados e caem sobre o solo. Alguns são incendiados. Em meio àquela cena de guerra e morte, uma oração sobre Deus ecoa. Ela está sendo feita por Desmond Doss (Andrew Garfield), soldado que está sendo retirado do campo de batalha ferido. Este filme conta a história dele e do feito impressionante que ele foi capaz de realizar naquele mesmo cenário de destruição.

VOLTANDO À CRÍTICA (SPOILER – aviso aos navegantes que boa parte do texto à seguir conta momentos importantes do filme, por isso recomendo que só continue a ler quem já assistiu a Hacksaw Ridge): Eu admito logo de cara que este filme me conquistou. Fui fisgada e me emocionei em mais de um momento da produção. Se pensamos nela racionalmente, é claro que os roteiristas Robert Schenkkan e Andrew Knight e que o diretor Mel Gibson recorreram a vários lugares-comum e chavões. Mas você esquece de tudo isso quando vê o exemplo deixado por Desmond Doss.

Como vou falar novamente lá embaixo, na conclusão, este filme será visto e sentido de maneira muito diferente conforme as convicções do espectador. Para quem é ateu, mas acredita na não violência, na paz e na defesa da vida, este filme será uma história interessante descontada toda a parte “religiosa”. Para quem é cristão, como eu, as ações de Desmond Doss ganham outra camada de significado.

Como tantas outras produções, Hacksaw Ridge começa com uma “pílula” da parte final da história, quando Desmond é carregado por outros soldados que procuram salvá-lo no campo de batalhas. Depois deste rápido “lampejo” da parte final da história, o roteiro de Schenkkan e de Knight volta 16 anos no tempo.

Com esta escolha, vemos um pouco da infância de Desmond (quando criança, interpretado por Darcy Bryce), quando ele brincava nas Montanhas Blue Ridge, no Estado da Virgínia, ao lado do irmão Harold, conhecido como Hal (Roman Guerriero na fase infantil). Voltamos para um dia específico e que acabou sendo importante para formar o caráter de Desmond quando adulto.

No dia comum da família Doss que acompanhamos, o pai dos garotos, Tom (Hugo Weaving) bebe e se lamenta para os amigos mortos na guerra ao visitá-los no cemitério. Desmond e Hal acabam brigando, e em um gesto sem pensar, Desmond atinge o irmão com um tijolo. Naquele momento ele percebe que poderia ter matado o irmão, como Caim fez com Abel, e ouve da mãe, Bertha (Rachel Griffiths), que é cristã, que matar alguém é o pior pecado contra Deus. Essa lição marcaria o protagonista da história para sempre.

Na sequência, o roteiro de Hacksaw Ridge pula 15 anos para a frente, ou seja, um ano antes das cenas de guerra que iniciaram a produção. Novamente somos apresentados a fatos determinantes para a vida de Desmond. Quando o protagonista vê um acidente acontecer na rua, ele vai ao socorro do acidentado atingido em uma artéria e o salva ao fazer um torniquete na perna. Ele acompanha o jovem até o hospital, e é lá que ele conhece a enfermeira Dorothy Schutte (Teresa Palmer).

Ele fica imediatamente encantado por ela e começa a flertar com a garota. Quando os dois engatam um namoro, ele pede ajuda para ela porque ele quer saber mais de Medicina. Hal se alista e vai para a guerra, e não demora muito para Desmond seguir o mesmo caminho. Nenhum dos irmãos quer ficar em casa enquanto os seus amigos e conhecidos estão defendendo o país no campo de batalha – mesmo os dois “odiando” o pai alcoólatra e veterano de guerra, eles são inspirados por ele no exemplo de “servir à pátria” e de fazer o que é certo pelo coletivo da nação.

Mesmo fazendo parte da mesma família, nem todos tem as mesmas convicções e a mesma fé. O pai, Tom, claramente parece um morto-vivo e indica que já não é capaz de acreditar em nada, muito menos em Deus. A mãe dos garotos é religiosa. Hal parece ser neutro – não há muitas informações sobre ele, na verdade -, enquanto Desmond seguiu os passos da mãe e é bastante religioso.

Realmente parece assustador pensar em alguém indo para uma guerra sem ao menos carregar uma arma sequer para se defender. Afinal, tudo que se espera em um campo de batalha é que você seja atacado. Mas Desmond se recusa a carregar uma arma e, claro, se recusa solenemente a atacar uma pessoa ou matá-la – nem que isso signifique a própria sobrevivência.

Se você parar para pensar, isso sim é ser revolucionário. É marcar uma posição quando todos os outros dizem que isso é impossível e que você não pode fazer aquilo não apenas porque é suicídio, mas especialmente porque você estará passando uma mensagem muito ruim para o restante da tropa. Mesmo após ser preso, Desmond continua defendendo as suas convicções. E, aí entra a primeira surpresa do filme, Desmond só não se dá mal porque o pai, aparentemente “ausente”, intervém.

Em certo momento questionam Desmond: por que ele simplesmente não desiste daquela ideia maluca e vai para casa? Isso acontece quando ele vai para a corte marcial. Ali ele dá o primeiro depoimento contundente. As convicções de Desmond não permitem que ele fique em casa “tocando a vida” enquanto tantos outros homens estão se sacrificando por ele. É uma questão de honra e de lealdade por amigos, pelo irmão e por tantos outros desconhecidos. Ele não consegue apenas “deixar para lá”.

Pois bem, após uma intervenção salutar do pai, Desmond consegue terminar a formação e ir para a guerra sem ter pego em uma arma. Importante dizer que a convicção dele anti-violência tem duas fontes principais: o exemplo violento do pai, que era alcoólatra e batia em todos em casa, dos filhos até a esposa; e aquele exemplo citado antes, de quando o garoto Desmond percebeu que ele próprio tinha a capacidade de matar e que isso era algo muito, muito errado. Sem contar, evidentemente, como ele se inspira no exemplo de Cristo e nos mandamentos fundamentais.

Em determinado momento do filme, no campo de batalha, quando está falando com um dos colegas de farda, Smitty Ryker (Luke Bracey), Desmond também admite que, certa vez, pegou em uma arma para defender a mãe e que chegou a apontá-la para o pai. A partir daquele momento ele prometeu para si mesmo nunca mais pegar em uma arma novamente.

Estes e outros detalhes do filme fazem Hacksaw Ridge ser muito rico em histórias e muito coerente em sua narrativa. Uma pessoa cercada por violência tem a capacidade de escolher entre seguir aquela linha ou mudar completamente, tornando-se uma pessoa da paz. Esse segundo caminho é o que Desmond escolhe. Mas ele não se satisfaz apenas em ter esta conduta na sua vida pessoal. Ele leva esta ética para o campo de batalha. Isso sim, é algo incrível. E que nos demonstra, sem dúvidas, como é possível ter esta atitude pacifista em qualquer lugar e contexto.

Quando o diretor Mel Gibson leva a narrativa para o campo de batalha é que o filme ganha outra dimensão. As cenas recheadas de disparos, explosões, ataques e contra-ataques são impecáveis. O diretor demonstra conhecer bem esta narrativa e vemos um grande cuidado técnico com cada sequência. Mas o que ganha o espectador não são esses recursos já conhecidos. Acho difícil alguém não se emocionar com as cenas de Desmond correndo em meio ao perigo com cada companheiro de farda pelas costas.

Da minha parte, me emocionei logo nas primeiras sequências de Desmond salvando vidas. (SPOILER – não leia se você não assistiu ao filme). Mas ainda que a emoção tenha começado pouco depois dele colocar os primeiros homens daquele batalhão nas costas e correr com eles para tentar salvá-los, sem se importar em quem poderia sobreviver ou não, porque ele acreditava que todos mereciam uma chance, foi na sequência em que Desmond fica sozinho e começa a salvar a todos que ele encontra pela frente, inclusive japoneses “inimigos”, que a emoção corre solta. Ele passou uma noite inteira, sozinho, fazendo isso, rezando a cada minuto e pedindo a Deus mais forças para seguir salvando vidas. Na verdade, toda vez que ele ora pedindo uma resposta e segue em frente ao ouvir um pedido de ajuda, a emoção corre solta. Há uma mensagem mais forte que essa? Acho difícil.

É fácil falar de princípios, de defesa da vida e da paz quando você está seguro e tranquilo na sua casa. Algo bem diferente é defender tudo isso estando sob risco constante de levar um tiro ou de ser implodido em um campo de batalha. Mas Desmond não tem nenhuma dúvida sobre como agir e sobre qual é a sua missão naquele local. Ele não vai matar ninguém. Ele está lá para salvar vidas. Incrível.

Tem gente que sempre usa o lema “uma andorinha só não faz Verão” para justificar que mais pessoas precisam ter interesse em uma ideia para que ela dê certo. Desmond mostra que uma pessoa sozinha pode fazer uma grande, imensa diferença. Ele mostrou mais honra e coragem do que muitos homens que foram para a guerra e apertaram gatilhos, usaram lança-chamas ou jogaram bombas nos inimigos.

Um tempo depois de ter assistido a Hacksaw Ridge, que achei muito inspirador, me lembrei de outro filme que mostra como uma única andorinha pode fazer uma grande diferença e salvar muitas vidas. Me lembrei de Schindler’s List, a história de outro homem que foi capaz de salvar muitas vidas. A exemplo de Desmond, Oskar Schindler teve a oportunidade de salvar pessoas e não se eximiu desta responsabilidade.

É inacreditável o que Desmond foi capaz de fazer. O exemplo dele foi tão inspirador que ele teve que entrar no campo de batalha novamente logo após ter passado uma noite salvando vidas sozinho. Os soldados que iam entrar em ação queriam ele por perto, como se ele fosse um tipo de “amuleto” ou alguém “protegido por Deus”. Neste momento Hacksaw Ridge mostra como um exemplo pode inspirar tantas pessoas. E é isso que Jesus continua fazendo até hoje.

Quando Desmond entra no campo de batalha novamente, é sábado, justamente o dia em que ele dizia que não poderia “trabalhar” por causa de sua fé. Mas ele sente que tem aquela missão para cumprir e, de fato, com o ânimo do exemplo dele, o batalhão vence a batalha e conquista Hacksaw. Desmond é ferido e consegue ser resgatado, e nos minutos finais do filme vemos a cenas reais do militar que foi condecorado por salvar 75 vidas. Certamente Mel Gibson quis colocar aquelas cenas no final para justificar alguns momentos mais “controversos” da produção.

Os roteiristas e o diretor constroem este filme de forma muito inteligente. Conhecemos as origens e o entorno familiar e social do protagonista, elementos que ajudaram a moldar o seu caráter. Os valores dele e a visão de mundo que ele constrói pelas experiências pelas quais ele passa são fundamentais para explicar a sua postura diferenciada no campo de batalha.

Depois de fazer esta contextualização essencial do personagem, entramos na ação propriamente dita. Nesta etapa, vemos o pior da guerra, toda a crueldade dos japoneses kamikazes e também dos soldados americanos, e um contra-exemplo dado por Desmond. Ele é o contraponto de tudo aquilo e serve de exemplo atualmente, nestes dias tão conturbados que vivemos no Brasil e no mundo, de que é possível buscar um caminho diferente.

Desmond nos lembra que sempre podemos escolher a paz e a defesa da vida, mesmo que todos ao nosso redor pareçam estar defendendo a violência e o conflito com a justificativa de que esta é a única saída. Nunca existe apenas uma saída. Desmond nos lembra que sempre temos a capacidade de escolher e que mesmo que a escolha faça todos pensarem que nós somos loucos ou “bobos”, ela vale a pena quando é feita com convicção.

Hacksaw Ridge também nos lembra que ninguém tem o direito de dizer para o outro o que ele deve fazer se isso vai contra o que ele acredita ser o melhor. Um belo e contundente filme. Um dos melhores filmes de guerra que já foram feitos para o meu gosto. Entra na lista de produções inesquecíveis e inspiradoras. Para quem é religioso, este filme também mostra como cada cristão pode ser o sal da Terra e servir de luz para os seus irmãos. Deus opera milagre através das pessoas que estão afinadas com ele, eu não tenho dúvidas disso. Desmond só conseguiu fazer tudo o que fez confiando muito em Deus e que ele lhe protegeria para cumprir a sua missão.

Ainda que Hacksaw Ridge tenha uma defesa da fé do protagonista inevitável, ele não precisa ser visto apenas sob esta ótica religiosa. Pode ser visto apenas como um filme de um homem com princípios diferentes dos de uma guerra. Mais uma grande produção desta safra especial do Oscar. Há muito tempo não se via filmes tão bons na disputa.

NOTA: 9,8.

OBS DE PÉ DE PÁGINA: Grande escolha dos produtores e do diretor Mel Gibson por Andrew Garfield como protagonista. Ele realmente tem o porte e o perfil adequado para o personagem de Desmond Doss. Afinal, o Desmond verdadeiro era magro e tido como um sujeito “fraco” para os padrões do Exército. Era um “cara comum” que foi capaz de um feito extraordinário. Garfield está muito bem no papel e merece, sem dúvida, ser indicado ao Oscar.

Logo depois de assistir a este filme eu pensei em dar a nota máxima para ele. Mas aí pensei um pouco melhor e teve um ou dois pontos que me “incomodaram” um pouco na história. (SPOILER – não leia se você não assistiu ao filme). Apesar dele ser baseado em fatos reais e eu achar que boa parte do que vemos no filme realmente aconteceu, tem partes que me pareceram um tanto “exageradas”. Primeiro, o filme é declaradamente pró-EUA. Ou seja, os japoneses são tratados como super cruéis e carniceiros,mas certamente esta visão também era a que o outro lado tinha dos americanos.

A simplificação dos japoneses e a sequência em que Desmond ajuda um inimigo e que é “poupado” por ele me pareceram um pouco equivocadas. Também me incomodou um pouquinho o tom de “protegidos por Deus” na segunda batalha em Hacksaw, quando eles vencem os japoneses. Desnecessário, afinal, Deus jamais estará do lado de alguém que faz guerra – uns vencem e outros perdem apesar de Deus. Também me incomodou um pouquinho a cena de “endeusamento” de Desmond, ou de torná-lo praticamente um “anjo” quando ele está sendo resgatado. Mas estes são detalhes em um filme com mensagem, no geral, bacana e importante.

Hacksaw Ridge é um filme declaradamente de um personagem. Ainda que tenhamos vários nomes interessantes em cena, esta produção é toda construída para valorizar a história de Desmond Doss. Andrew Garfield brilha no papel, neste que pode ser, até o momento, o filme da vida do ator. Ele tem uma presença, um carisma e uma postura otimista que é típica de quem está “repleto do Espírito Santo”, e por isso ele convence tanto no papel de Desmond. Mas além dele, tem outros atores importantes e que fazem bem o seu trabalho.

Do núcleo familiar do protagonista, vale destacar o belo trabalho de Hugo Weaving como o ex-veterano de guerra e patriarca da família Tom Doss; o coerente e sensível trabalho de Rachel Griffiths como a pacífica e amorosa mãe Bertha Doss; e o da talentosa atriz Teresa Palmer em um dueto importante com Andrew Garfield como a namorada e depois esposa dele, a enfermeira Dorothy Schutte. Também vale citar o bom trabalho de Nathaniel Buzolic como Hal Doss – ainda que o papel dele seja micro.

Do núcleo do exército, sem dúvida merecem aplausos os atores Sam Worthington como o capitão Glover; Vince Vaughn lembrando um pouco o capitão do clássico de Kubrick neste filme como o sargento Howell; e Luke Bracey brilha como Smitty Ryker. Todos eles tem em comum desprezarem Desmond no início, mas depois se renderem à bravura e ao exemplo dele.

Como em todo filme de guerra, é complicado ligar “o nome à pessoa”. Quando Desmond chega no treinamento militar, rapidamente um grupo de soldados se apresentam para ele. Mas é difícil, depois, você identificar este ou aquele no campo de batalha. Ainda assim, vale citar o nome de alguns atores que, mesmo sendo coadjuvantes, recebem um certo destaque na história nesta tentativa dos roteiristas em “humanizar” os soldados: Firass Dirani como Vito Rinnelli; Michael Sheasby como Tex Lewis; Luke Pegler como Hollywood Zane; Ben Mingay como Grease Nolan; Nico Cortez como Wal Kirzinski, apelidado de “Chefe”; e Goran D. Kleut como o “esquisitão” Ghoul.

Além deste grupo de atores que dão vida a jovens soldados, vale destacar alguns atores veteranos em pequenos papéis no filme, como Richard Roxburgh como o coronel Stelzer; Robert Morgan em uma participação contundente como o coronel Sangston; e Philip Quast como o juiz que sabe ser justo quando Desmond decide se defender na corte marcial.

Tecnicamente falando, o filme é irretocável. Não vi nenhum problema em parte alguma. Diversos talentos ajudaram este filme a ele ter a qualidade que vemos em cena. Para começar, a envolvente, emocional e um tanto época trilha sonora de Rupert Gregson-Williams que, sem dúvida alguma, ajuda bastante a história nas cenas de batalha.

Outros profissionais que dão um show em suas respectivas funções são o diretor de fotografia Simon Duggan; o editor John Gilbert; os 16 profissionais envolvidos no departamento de maquiagem; os 23 profissionais envolvidos no departamento de arte; os 21 profissionais que fazem um trabalho fundamental e perfeito no departamento de som; os 10 profissionais responsáveis pelos efeitos especiais; os 30 profissionais responsáveis pelos efeitos visuais; além do design de produção de Barry Robinson; a direção de arte de Jacinta Leong e de Mark Robins; e os figurinos de Lizzy Gardiner.

Hacksaw Ridge estreou em setembro de 2016 no Festival de Cinema de Veneza. Foi o único festival em que a produção participou. Apesar disso, ela já contabiliza 38 prêmios e foi indicado a outros 79, incluindo seis indicações ao Oscar. Entre os prêmios que recebeu, destaque para o de melhor elenco em um filme de ação dado pelo Screen Actors Guild Awards; quatro prêmios para Mel Gibson como Melhor Diretor; três prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme de Ação ou Melhor Filme Estrangeiro; cinco prêmios de Melhor Ator para Andrew Garfield; e seis prêmios de Melhor Edição.

Esta produção teria custado cerca de US$ 40 milhões e faturado, apenas nos Estados Unidos, quase US$ 66,5 milhões. Nos outros mercados em que o filme já estreou ele fez outros US$ 97,7 milhões. No total, faturou US$ 164,2 milhões, o que o coloca na trajetória de obter lucro.

Hacksaw Ridge foi totalmente rodado na Austrália, em locais como os estúdios Fox em Sydney; no cemitério Centennal Park, em Eastern Suburbs, também em Sydney; no Newington Amory, que serviu de locação para o Fort Jackson, e que fica no Sydney Olympic Park; e em cidades como Richmond (cenas da Igreja e do cinema) e Camden.

Este filme é uma coprodução da Austrália e dos Estados Unidos. Como este segundo país foi o mais votado em uma das enquetes feitas aqui no blog, ele entra para a lista de produções que atendem às votações feitas aqui.

Agora, para finalizar, algumas curiosidades sobre a produção. Sempre que perguntavam para Desmond Doss quantas pessoas ele tinha ajudado a salvar, ele dizia que aproximadamente 50. No entanto, testemunhas daqueles dias disseram que foi mais perto de 100. Para chegar a um meio-termo, eles chegaram ao número de 75.

De acordo com o diretor Mel Gibson, o filho de Desmond Doss, Desmond Jr., participou da escolha do elenco e ficou emocionado com a forma com que Andrew Garfield interpretou com fidelidade o pai dele.

As notas de produção dizem que Desmond Doss foi o único soldado que serviu na linha de frente sem portar uma arma. Na Segunda Guerra Mundial, nas guerras da Coreia e do Vietnã, os militares que eram da Igreja Adventista do Sétimo Dia eram classificados como 1A-O, o que significava que eles estavam dispostos a servir, mas que não portariam uma arma em combate. Havia um grupo similar, chamado Society of Friends (Quaker) que se voluntariou desta forma na Primeira Guerra Mundial.

O produtor Hal B. Wallis tinha tentado comprar a história de Desmond Doss nos anos 1950, imaginando o ator Audie Murphy como o protagonista. Mas Desmond não tinha interesse em que a sua história se transformasse em um filme de Hollywood. Bem, como o filme mesmo nos informa, ele morreu em 2006… abrindo então a oportunidade para que os realizadores finalmente levassem a sua história para os cinemas.

As cenas de batalha demoraram 19 dias para serem filmadas.

Hacksaw Ridge foi aplaudido de pé durante nove minutos e 48 segundos na estreia no Festival de Cinema de Veneza – o próprio Mel Gibson cronometrou este tempo.

Além de salvar 75 homens, Desmond Doss teria tratado outros 55 que puderam sair do campo de batalha sozinhos.

A Bíblia que Desmond levava sempre consigo realmente foi perdida no campo de batalha e só foi recuperada depois que ele foi levado para casa para tratar de seus ferimentos. A divisão da qual ele fazia parte, depois de capturar Hacksaw, passou algum tempo procurando a Bíblia até que a conseguiram localizar.

Esta produção levou 59 dias para ser filmada.

O filme marca a estreia de Milo Gibson, filho do diretor Mel Gibson – ele faz o papel de Lucky Ford, um dos soldados do batalhão de Doss.

James Horner tinha sido contratado para fazer a trilha sonora de Hacksaw Ridge, mas com a morte prematura e repentina do premiado compositor, entrou em cena John Debney. Mas o trabalho dele foi rejeitado e aí assumiu o posto Rupert Gregson-Williams.

Impressionante uma parte da história real de Desmond. (SPOILER – não leia se você não assistiu ao filme). Ele não foi ferido e resgatado na conquista de Hacksaw. Na verdade ele foi ferido algumas semanas depois na Campanha Okinawa durante um ataque noturno perto de Shuri. Ele foi ferido nas pernas por uma granada e teve que esperar cinco horas até que os maqueiros pudessem alcançá-lo. Neste tempo, ele tratou de suas próprias feridas como pôde.

Quando ele estava sendo levado por três maqueiros, eles foram atacados por um tanque japonês. Doss se arrastou para fora da maca para que outro soldado em situação mais grave que a dele fosse atendido primeiro. Enquanto ele esperava a maca retornar, ele foi baleado por um franco-atirador, o que causou uma fratura no braço de Desmond. Para tratá-la, ele próprio improvisou uma tala usando a parte de um rifle.

Desmond então rastejou cerca de 274 metros para uma estação de socorro em que ele pôde ser atendido. Estes e outros detalhes da história de Desmond foram deixados de fora do filme porque o diretor Mel Gibson achou que o público não acreditaria neles. Acho que ele tem razão. A história de Desmond é incrível demais para reles mortais acreditarem com toda a facilidade que deveriam sem estarem lá para presenciar os fatos.

Os usuários do site IMDb deram a nota 8,3 para Hacksaw Ridge, enquanto os críticos que tem os seus textos linkados no Rotten Tomatoes dedicaram 191 críticas positivas e 30 negativas para a produção, o que lhe garante uma aprovação de 86% e uma nota média de 7,2. Neste caso, estou mais do lado do público que vota no IMDb do que dos críticos que foram um tanto “duros” com a produção. Talvez tenha incomodado os críticos o tom religioso do filme, mas este era um elemento importante para o protagonista da história e não tinha como ser negado na produção. Para os padrões do site IMDb a nota de Hacksaw Ridge é muito boa.

CONCLUSÃO: O testemunho de uma pessoa através de seu exemplo vale mais do que mil discursos. Esse filme será visto de maneira muito diferente dependendo se o espectador acredita ou não em Deus. Mas, independente disso, Hacksaw Ridge é um grande testemunho de que é possível se manter fiel à si mesmo e ao que se acreditar ser certo mesmo que todas as pessoas ao redor e as condições que o cerca lhe disser o contrário.

Para o meu gosto, volto a afirmar: Hacksaw Ridge é um dos grandes filmes sobre guerra de todos os tempos. Ele mostra a crueldade de um campo de batalha mas vai muito além disso. Resgata uma história impressionante de bravura e de defesa da vida em um local em que o elemento mais constante e certo é o da morte. Bem conduzido, o filme começa morno, previsível, mas depois acerta o espectador direto na emoção. Mais uma das belas surpresas desta temporada do Oscar 2017. Altamente recomendado.

PALPITES PARA O OSCAR 2017: Hacksaw Ridge está concorrendo em seis categorias do prêmio máximo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Ele disputa a estatueta dourada nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor para Mel Gibson, Melhor Ator para Andrew Garfield, Melhor Edição para John Gilbert, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.

Em um ano “normal” do Oscar, Hacksaw Ridge talvez fosse o favorito na categoria Melhor Filme. Mas este não é um ano normal da premiação. A Academia está visivelmente querendo defender os seus valores e a si mesma e, por isso, deve premiar La La Land, um filme bom, mas que definitivamente não é o melhor do ano.

Consequentemente, se Hollywood quer consagrar La La Land, é praticamente certo que Mel Gibson vai perder a disputa para Damien Chazelle. E mesmo que aconteça uma zebra e Chazelle não vença, a estatueta deve ir para outro nome, para Barry Jenkins, de Moonlight. Na categoria Melhor Ator, a disputa está entre Denzel Washington (meu voto) e Casey Affleck.

Então as chances que restam para Hacksaw Ridge estão nas categorias técnicas. Como La La Land é o favoritíssimo para papar quase tudo na noite de entrega do Oscar, é o filme de Chazelle que tem a preferência para levar o Oscar de Melhor Edição – ainda que eu prefira o trabalho feito em Hacksaw Ridge.

O mesmo se pode dizer em Melhor Mixagem de Som, onde nas bolsas de apostas La La Land leva vantagem. A única categoria em que Hacksaw Ridge está liderando é na de Melhor Edição de Som. Francamente, acho que ele poderia levar tranquilamente nas três categorias técnicas. Acho o trabalho das equipes de Hacksaw Ridge mais contundentes nas três categorias do que as equipes de La La Land. Mas, novamente, este parece ser o ano do musical, então talvez Hacksaw Ridge saia com duas, uma ou nenhuma estatueta deste Oscar. Qualquer um destes cenários não será surpreendente. Uma pena. O filme merecia mais reconhecimento.

Por Alessandra

Jornalista com doutorado pelo curso de Comunicación, Cambio Social y Desarrollo da Universidad Complutense de Madrid, sou uma apaixonada pelo cinema e "série maníaca". Em outras palavras, uma cinéfila inveterada e uma consumidora de séries voraz - quando o tempo me permite, é claro.

Também tenho Twitter, conta no Facebook, Polldaddy, YouTube, entre outros sites e recursos online. Tenho mais de 25 anos de experiência como jornalista. Trabalhei também com inbound marketing, professora universitária (cursos de graduação e pós-graduação) e, atualmente, atuo como empreendedora após criar a minha própria empresa na área da comunicação.

7 respostas em “Hacksaw Ridge – Até o Último Homem”

[…] Enquanto o protagonista desta história faz parte do grupo de homens que matam para se “defender” – ou simplesmente porque este ato faz “parte do jogo” de uma guerra e é o comportamento esperado em uma situação como aquela -, o personagem “ausente” (mas, na prática, bastante presente e, por isso, praticamente um protagonista também) faz parte do outro grupo, cada vez mais raro, de pacifistas que se recusam a matar, mesmo em uma guerra. Neste sentido, o Frantz que move os personagens desta produção me fez lembrar o Desmond Doss de Hacksaw Ridge (filme excelente comentado por aqui no blog). […]

Curtir

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.