2. Filmes de 2008 (Parte 1)


EPÍLOGO: Este é o segundo texto que produzi para o site DVD Magazine e que reproduzo aqui no blog. Este artigo sobre os filmes mais esperados para o ano de 2008, assim como os demais artigos que você, caro leitor, poderá ler aqui, devem ser vistos – como sempre – levando em conta a data em que eles foram produzidos e publicados. Sempre que possível acrescentarei atualizações e comentários datados e posteriores, como faço com as críticas dos filmes.

DATA DE PUBLICAÇÃO: 16 de abril de 2008.

TÍTULO: Os filmes mais esperados de 2008 – Parte 1: Heróis de HQs e de desenhos

O tempo realmente passa: exatamente 30 anos atrás foi lançado o primeiro Superman, um marco no cinema de aventura, fantasia e nas adaptaçõe de HQs para o cinema. Outro marco, Batman, está quase chegando aos seus 20 anos de idade – que completa em 2009. Desde o sucesso deste segundo filme, em especial, Hollywood não perdeu mais o gosto de nos surpreender com adaptações dos quadrinhos para o cinema. O mesmo, mas em menor medida, vale para os resgates de personagens de desenhos animados.

Nestas três décadas – e mais formente, nas últimas duas – de “amizade” entre DC Comics, Marvel e outras empresas especializadas na publicação de HQs com Hollywood, existem tanto bons quanto maus exemplos de adaptações. Se por um lado temos alguns Superman e Batman muito bons, assim como todos os filmes do Spiderman e dos X-Men, por outro lado existem verdadeiras “furadas” como Daredevil (Demolidor) e o Hulk de 2003 com Eric Bana no papel-título. Sem falar de adaptações de desenhos animadas fraquíssimas, como Os Flintstones.

Mas em 2008 os fãs de adaptações dos quadrinhos e de desenhos animados podem se animar. Na fila de estréias para este ano existem grandes promessas, a maioria com um potencial realmente promissor devido aos nomes envolvidos na direção ou no elenco. Vou destacar os principais filmes do ano por ordem de estréia – datas previstas para lançamento nos Estados Unidos e, algumas vezes, para o Brasil também.

Homem de Ferro (Iron Man): O primeiro da lista estréia logo mais, no dia 2 de maio. Aguardado pelos seguidores da Marvel, Homem de Ferro marca a estréia nos cinemas do personagem criado por Stan Lee em 1963. Inspirado em parte pela personalidade do ícone estadunidense Howard Hughes (retratado no filme The Aviator), Tony Stark – nome verdadeiro do herói – é um inventor riquíssimo, proprietário das Indústrias Stark, e conhecido por ser o maior fornecedor de armas do governo dos Estados Unidos. No filme, ele é mantido como refém por um grupo de rebeldes afegãos. Ferido por estilhaços de granada perto do coração, ele acaba desenvolvendo uma armadura que lhe permite fugir. De volta a seu país, ele aperfeiçoa a armadura altamente tecnológica e assume a identidade de Homem de Ferro para lutar contra uma conspiração com abrangência mundial. Um ponto positivo do filme é que o ator Robert Downey Jr. assumiu o papel principal, tendo ao lado no elenco Gwyneth Paltrow (que interpreta a sua secretária, Virgina “Pepper” Potts), Terrence Howard (que assume o papel de Rhodey, contato de Tony Stark nas Forças Armadas) e Jeff Bridges (como Obadiah Stane, executivo das Indústrias Stark e braço direito do nosso herói). A única dúvida é o director nova-iorquino Jon Favreau, responsável anteriormente por projetos um tanto “fracos e duvidosos” como Zathura: Uma Aventura Espacial, Um Duende em Nova York e Crime Desorganizado. Também me chama a atenção de quatro pessoas estarem assinando o roteiro – o que, normalmente, não é um bom sinal. Mas só esperando, realmente, para saber o que sairá desta mistura.

Estréia nos EUA: 2 de maio.

Estréia no Brasil: 30 de abril.

Speed Racer: Um dos maiores heróis de desenhos animados de todos os tempos também tem sua esperada estréia nos cinemas marcadas para o próximo mês. E com um detalhe importantíssimo: o filme tem a direção dos irmãos Andy e Larry Wachowski, responsáveis por nada mais nada menos que a série Matrix – que também marcou o cinema definitivamente a partir de 1999. Ou seja: promessa de qualidade nos efeitos especiais e na técnica narrativa. Além disso – como se fosse pouco o anterior –, encabeça a produção os talentosos Emile Hirsch (como Speed) e Christina Ricci (como Trixie), além de Matthew Fox (de Lost) como Racer X, Susan Sarandon como a mãe de Racer e John Goodman como o pai. Para quem não acompanhou o nosso herói na televisão, vamos a uma breve história dele: Speed Racer é um desenho japônes criado por Tatsuo Yoshida em 1967 – ano em que o diretor Andy nasceu. O desenho contaba a história do destemido e joven Speed Racer, imbatível com o seu Mach 5. Pois o filme busca resgatar a originalidade do desenho ao mostrar a familia de vencedores Racer, com Speed na frente dos holofotes, tendo que concorrer com Racer X na esperada corrida The Crucible. O filme promete!

Estréia nos EUA e no Brasil: 9 de maio.

The Incredible Hulk: Depois do sofrível Hulk dirigido por Ang Lee em 2003, o nosso “herói verde” tem uma segunda chance de brilhar na telona com esta nova adaptação de sua história. Desta vez, pelo menos, temos alguém melhor que Eric Bana interpretando a Bruce Banner: Edward Norton. O filme conta a história original do cientista afetado pela Bomba Gamma, que lhe transforma em um gigante verde descontrolado

quando ele se irrita – como originalmente havia projetado Stan Lee. Nesta produção, Banner corre atrás de uma cura para a sua “maldição” no mesmo passo em que tenta fugir dos militares – chefiados por Thaddeus “Thunderbolt” Ross (William Hurt) – e do supervilão A Abominação (também conhecido por Emil Blonsky, um agente da KGB interpretado por Tim Roth). No elenco ainda está Liv Tyler como Betty Ross, o amor do cientista Banner. O filme é dirigido pelo francês Louis Leterrier, que dirigiu antes o razoável Danny The Dog (Cão de Briga), com Jet Li, e o bacana Transporter 2 (Carga Explosiva), de 2002, com Jason Statham. Interessante também citar que o roteiro foi co-escrito pelo ator Edward Norton junto com Zak Penn. Tem boas chances de ser bem melhor que o anterior do Gigante Verde.

Estréia nos EUA e no Brasil : 13 de junho.


Hellboy II: The Golden Army: O diretor mexicano Guillermo Del Toro, responsável pelo ótimo El Laberinto del Fauno, volta a dirigir um filme do personagem Hellboy – ele tinha sido o responsável pela estréia do nosso “herói-diabo” em 2004. Novamente temos ao engraçado Ron Perlman como o personagem principal. Ao seu lado, Selma Blair interpretando Liz Sherman, a namorada de Hellboy; o veterano John Hurt como Trevor “Broom” Bruttenholm; Jeffrey Tambor como Tom Manning, entre outros. Desta vez nosso herói deve salvar o mundo de uma rebelião de criaturas de outro “plano” que resolvem atacar os humanos depois que a paz entre os diferentes mundos é quebrada. O trailer chama muito a atenção pela qualidade da produção e dos efeitos especiais. Vale lembrar que Hellboy é um personagem de quadrinhos criado por Mike Mignola que mistura traços demoníacos e humanos, marcado por um senso de humor muito peculiar. O filme anterior foi bacana, divertido e com boa dose de fantasia e ação. Pelo trailer se pode esperar até mais desta continuação, com o mesmo diretor e a mesma base de elenco mas com um roteiro que explora de forma mais fantasiosa e onírica uma guerra entre diferentes criaturas.

Estréia nos EUA: 11 de julho.

The Dark Knight: O novo filme de Batman é um dos mais esperados do ano por várias razões. A primeira e mais “complicada” é porque se trata do último trabalho do ator Heath Ledger, morto em 22 de janeiro. Além de ser o último trabalho completado por ele, o filme ficou conhecido por toda uma “aura” de mistificação sobre a interpretação de Ledger como o novo Coringa – mesmo papel que consagrou Jack Nicholson em 1989. Tanto pelo trailer quanto pelos breves minutos dos demais vídeos divulgação das filmagens, realmente parece impactante o trabalho de Ledger. Além disso, o filme tras novamente o diretor Christopher Nolan no comando da ação – ele foi responsável pelo anterior filme da “grife”, Batman Begins, que resgatou o personagem depois do fraquíssimo Batman & Robin, de 1997; e o ator Christian Bale como Batman. Nesse novo filme, Batman e James Gordon (Gary Oldman) unem forças junto a Harvey Dent (Aaron Eckhart) para enfrentar o caos da criminalidade nas ruas de Gotham. Quanto mais fundo Batman avança nas investigações da corrupção e da criminalidade, ele descobre a existência do psicópata Coringa. No elenco ainda está Michael Cane como Alfred Pennyworth, “mordomo” de Bruce Wayne; Maggie Gyllenhaal como Rachel Dawes; Morgan Freeman como Lucius Fox; e Cillian Murphy como O Espantalho. O filme realmente tem tudo para marcar a trajetória do personagem no cinema.

Estréia nos EUA: 18 de julho.

Punisher: War Zone: Completando a safra deste ano, em setembro está prevista a estréia nos Estados Unidos deste novo filme do personagem O Justiceiro. O ator irlandês Ray Stevenson (mais conhecido por ter assumido o papel de Titus na série Roma) assume o papel de Frank Castle, o homem que resolve fazer justiça com as próprias mãos em Nova York. Desta vez, além de enfrentar o submundo do crime, Castle é perseguido pelo chefe do crime Billy Russoti (Dominic West), que assume o codinome de Retalho. O filme é dirigido pela alemã Lexi Alexander, que fez antes Hooligans. Lembrando que o filme anterior do Justiceiro, de 2004, não foi muito bem de crítica e tinha outros nomes como responsáveis: Jonathan Hensleigh na direção e Thomas Jane como Frank Castle. Os fãs estão esperançosos de encontrar algo melhor desta vez. Por enquanto não há nenhuma trailer oficial do filme disponível, apenas poucas fotos divulgadas pela produção.

Estréia nos EUA: 12 de setembro.

2 comentários em “2. Filmes de 2008 (Parte 1)

  1. Destes assisti, Homem de Ferro e O Cavaleiro da Escuridão no Cinema.Já Speed race e Hellboy assisti no PC.Bom Homem de ferro se segura muito bem justamente pela escolah do Downey Jr, esta muito bemOs dois que vi no PC, hellboy 1, gostei tem um personagem bem simpatico, mais speed race não gostei de jeito nenhum, acho que perdeu aquela inocencia e leveza da série japoneza, mais tempos modernos, vale tudo, adoro a Cristina Ricci, mais nem ela se salvou.Não gosto desses efeitos que enchem a tela e no final vc não sabe pra onde olhar, Já The Dark Knight é simplismente sensacional, isto que digo que é entretenimento, ação, bons atores com destaque pro personagem do coringa com interpretação de Heath Ledger magistral.Ação, roteiro bem amarrado e um ótimo diretor esse sim o melhor filme desse 1º semestre, é isso aí.

    Curtir

  2. Oi Vander!

    Legal te ver por aqui também… achei que ninguém lia estes textos “migrados”. 😉

    Eu ainda não assisti a muitos da lista… então por hora não vou dar pitaco. hehehehe

    Mas te convido a comentar cada um deles quando eu for publicando os textos, ok?

    Agora, você assistiu a Hellboy 1? Sabes que o que comento como lançamento é o 2, não é? Bem, este está passando nos cinemas daqui… pretendo assistir um dia destes. Realmente acho o diretor de Hellboy muito bom, e o personagem realmente é carismático.

    Bem, até breve! Um grande abraço!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s