11 – Os filmes que os estúdios querem que você veja em 2009


EPÍLOGO: Este é o décimo primeiro texto que produzi para o site DVD Magazine e que reproduzo aqui no blog. Este artigo sobre os filmes mais esperados de 2009, pelo menos sob o critério das principais apostas dos grandes estúdios e de Hollywood, assim como os demais artigos que você, caro leitor, poderá ler aqui, devem ser vistos – como sempre – levando em conta a data em que eles foram produzidos e publicados. Sempre que possível acrescentarei atualizações e comentários datados e posteriores, como faço com as críticas dos filmes.

DATA DE PUBLICAÇÃO: 13 de janeiro de 2009.

TÍTULO: Os filmes que os estúdios querem que você veja em 2009 (ou os filmes mais esperados do ano)

Todos os anos a indústria do cinema aposta suas fichas em alguns filmes de peso – os chamados “arrasa-quarteirões”. 2009 mal deu seus primeiros passos e os especialistas da área já começaram a identificar os nomes da vez deste ano. Na lista, “grandes retornos” das profundezas, como um novo Exterminador do Futuro e um novo Star Trek, buscam bilheteria ao lado de importantes adaptações dos quadrinhos para a telona, como Wolverine, Watchmen e Dragonball Evolution. Para os amantes das animações 3D, James Cameron promete um filme de primeira grandeza com seu Avatar, assim como a DreamWorks promete o mesmo com Monsters vs. Aliens. E para os que fogem de filmes de animação e adaptações de HQs, vêm aí filmes como Wolfman, Whiteout, Sherlock Holmes, Inglourious Basterds, The Informant, Public Enemies e muito mais. Será um ano movimentado, não há dúvida. (OBS: Os filmes a seguir estão listados conforme a previsão de estréia nos cinemas).

  • The International: o diretor alemão Tom Tykwer (de Perfume – A História de um Assassino e Corra Lola, Corra) lança o primeiro filme de espionagem do ano. Na história, o agente da Interpol Louis Salinger (Clive Owen) investiga alguns bancos internacionais suspeitos de ter ligações com o terrorismo. Depois de estrelar o divertidoMandando Bala, no qual demonstrou ser um dos melhores atores da atualidade na hora de participar de tiroteios e defender “mocinhas”, Clive Owen aparece agora fazendo o mesmo, mas um pouco mais à la James Bond. Ao seu lado, Naomi Watts como uma promotora de Justiça que busca descobrir a verdade sobre os grandes bancos internacionais.

watchmen1

  • Watchmen: um dos mais respeitados, bem trabalhados e premiados quadrinhos do mundo recebe, finalmente, a tão aguardada adaptação para os cinemas. O que significa uma grande expectativa e um grande risco – de frustração por parte dos fãs. O trabalho homérico da adaptação para a telona foi assumido por Zack Snyder, o diretor do bacana300. A produção conta a história de uma época em que o mundo está em tensão máxima, no auge da Guerra Fria e com a possibilidade de uma guerra nuclear. Neste contexto, os super-heróis são vistos como pessoas comuns – e até banais. Mas a aparente paz no mundo dos heróis mascarados muda com um crime: o assassinato de Edward Blake, conhecido como O Comediante (Jeffrey Dean Morgan). A partir daí Walter Kovacs, mais conhecido como Rorschach (Jackie Earle Haley) começa a investigar com o heróis do passado o que pode ser uma conspiração contra eles. Assistindo ao trailer do filme, ele realmente promete.
  • Duplicity: o diretor Tony Gilroy, respeitado por seu Conduta de Risco, volta novamente ao tema da espionagem corporativa neste filme estrelado por Clive Owen (será o ano dele?) e Julia Roberts. Desta vez, contudo,os mocinhos viram a casaca. A ex-CIA Claire Stenwick (Julia Roberts) e o ex-agente MI6 Ray Koval (Clive Owen) deixaram seus postos nas agências de inteligência para faturar alto como espiões corporativos de duas concorrentes da indústria farmacêutica. Eles devem defender os interesses dos executivos Howard Tully (Tom Wilkinson) e Dick Garsik (Paul Giamatti). Mas vivendo uma vida dupla, Claire e Ray resolvem unir suas forças para dar o golpe em seus patrões. A história, o elenco e o diretor parecem valer uma ida ao cinema.
  • Monsters vs. Aliens: a DreamWorks aposta quase todas as suas fichas nesta animação dirigida por Rob Letterman (de O Espanta Tubarões) e Conrad Vernon (de Shrek 2). Esta será a primeira produção do ano a ser lançada que utiliza a técnica 3D – que, para muitos, será o futuro do cinema… até porque é a única vantagem das salas de cinema impossível de ser copiada ou transportada para o ambiente caseiro. Nesta animação, os humanos se unem aos monstros que até então os aterrorizavam para combater uma ameaça maior: uma invasão alienígena.

dragonball1

 

 

  • Dragonball: Evolution: seguindo a trilha das adaptações dos quadrinhos, chega à telona uma versão para o manga e posterior game de sucesso. O diretor James Wong, do interessante Premonição, assume o trabalho de dar vida a personagens venerados por muitos como Goku (Justin Chatwin), Piccolo (James Marsters), mestre Roshi (Yun-Fat Chow), Chi Chi (Jamie Chung), entre outros. Neste filme, Goku busca as sete esferas do dragão que concedem um desejo para quem as conquistar. Mas para conseguí-las, ele deve enfrentar ao Rei Piccolo. Pela história, acredito que o filme interessará apenas para os fãs da grife Dragonball.
  • State of Play: o diretor Kevin Macdonald (do premiadoO Último Rei da Escócia) volta ao terreno da ficção para contar uma história potente baseada em uma série televisiva da BBC. A história conta como um grupo de repórteres investigativos trabalha ao lado de um detetive policial para tentar resolver o mistério que ronda o assassinato da amante de um congressista. No elenco, Russell Crowe, Jason Bateman, Ben Affleck, Rachel McAdams, Jeff Daniels, Robin Wright Penn e Helen Mirren.

 

xmenwolverine1

  • X-Men Origins: Wolverine: depois do sucesso dos filmes do X-Men, surge agora a série que conta o surgimento de seus principais heróis. E como não poderia deixar de ser, começamos justamente com um dos melhores: Wolverine (Hugh Jackman). Dirigido por Gavin Hood (de O Suspeito), o filme mostra as origens do controverso herói e, ao mesmo tempo, a sua busca por vingança. O alvo de Wolverine é Victro Creed, mais conhecido como Dentes-de-Sabre (Liev Schreiber), que teria sido responsável pela morte da namorada de Logan. Fazem parte do elenco ainda Ryan Reynolds, Dominic Monaghan, Daniel Henney, Taylor Kitsch, entre outros. A próxima produção da série está prevista para 2011 e trará, como personagem principal, Magneto.
  • Star Trek: o mais que cultuado diretor da série Lost reaviva um ícone da ficção científica naquele que é, para muitos, um dos filmes mais aguardados do ano – junto com Watchmen. J.J. Abrams reativa a grife Star Trek exatamente 30 anos depois da estréia de Kirk e Spock nos cinemas, sob a batuta de Robert Wise. O filme pretende ser “uma crônica dos primeiros dias do comandante James Kirk e de seus companheiros na USS Enterprise”. Não por acaso um dos títulos que o filme está recebendo é o de Star Trek Zero. O elenco que tem a missão de honrar o trabalho original é formado por Chris Pine (Kirk), Zachary Quinto (Spock), Eric Bana (Nero), Simon Pegg (Scotty), Winona Ryder (Amanda Grayson), Karl Urban (Bones), entre outros.
  • Synecdoche, New York: a estréia do roteirista Charlie Kaufman na direção potencializa todas as suas características narrativas. Um convite para entrar ainda mais na loucura deste criativo roteirista que fascinou/chocou a muitos com filmes como Quero Ser John Malkovich, Adaptação e Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças. Sem filtro algum de outro diretor, em Synecdoche, New York ele destila ao máximo o seu estilo para contar a história de um diretor de teatro que busca concretizar a obra de sua vida, algo revolucionário e sem precedentes. Em sua busca, ele pretende reproduzir Nova York ao mesmo tempo em que não enxerga os problemas da vida real. No elenco, Philip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Michelle Williams, Samantha Morton e Jennifer Jason Leigh.
  • Drag Me To Hell: um dos grandes diretores de filmes de terror e o responsável pelo primeiro filme do Homem-Aranha, Sam Raimi, volta à direção com este filme no melhor estilo “bruxa persegue bela oponente”. Alison Lohman vive Christine, uma ambiciosa agente de crédito de Los Angeles que acaba sendo alvo de uma maldição após negar um pedido de extensão de crédito para uma velha senhora. Perseguida por um espírito do mal, Christine acaba provocando um embate de feitiços para tentar se ver livre da maldição. No elenco, Justin Long, Lorna Raver, David Paymer, Dileep Rao.

inglourious2

 

 

  • Inglourious Basterds: depois de À Prova de Morte, Quentin Tarantino volta a assumir a cadeira de diretor neste filme “sério”. A história se passa na França ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, quando um grupo batizado deOs Bastardos, formado por soldados estadunidenses judeus planeja aniquilar os líderes do Terceiro Reich. O roteiro conta duas histórias de vingança contra os nazistas que acabam se cruzando – uma encabeçada pelos Bastardos e outra por uma sobrevivente de execuções nazistas vivida por Mélanie Laurent. No elenco, Brad Pitt, Diane Kruger, Christoph Waltz, Eli Roth, Mike Myers, Julie Dreyfus, entre outros. Tenho um pouco de medo do Tarantino se embrenhando em filmes sérios.
  • Terminator: Salvation: esqueçam Arnold Schwarzenegger. O atual governador da Califórnia está fora do mais novo filme sobre o agente John Connor. Assume o seu lugar no papel o sempre interessante Christian Bale. Exatamente 15 anos depois do primeiro filme, o diretor McG (de Somos Marshall) reaviva o herói em seu desafio para defender o que resta da Humanidade. A história se passa em 2018, depois que a companhia Skynet praticamente dizima os seres humanos com um holocausto nuclear. Os sobreviventes, liderados por John Connor, lutam para impedir que os Exterminadores da Skynet terminem o seu trabalho. Outro desafio para o herói é descobrir a verdadeira história de Marcus Wright (Sam Worthington), um homem misterioso que lembra apenas que havia passado pelo corredor da morte. O filme parece prometer, especialmente pelo trabalho de Christian Bale.

 

publicenemies1

  • Public Enemies: um elenco de primeiríssima e um diretor da mesma ordem. Apenas por estes elementos Public Enemies merece ser visto. Michael Mann, o diretor de filmes como Fogo Contra Fogo, O Informante e Colateral, dirige agora esta história ambientada na onda de crimes que assolou os Estados Unidos nos anos 1930, logo após a quebra da Bolsa de Nova York. Nesta história de gângsteres, os astros são os conhecidos John Dillinger (Johnny Depp), Baby Face Nelson (Stephen Graham) e Pretty Boy Floyd (Channing Tatum). Do lado da “lei”, o lendário Melvin Purvis (Christian Bale). O filme é uma adaptação da obra de não-ficção de Brian Burrough que conta o crescimento da violência nos Estados Unidos e o consequente surgimento do FBI. Faz parte do elenco ainda Marion Cottillard, Billy Crudup, Leelee Sobieski, Giovanni Ribisi, Stephen Dorff, entre outros. Promete ser um dos grandes filmes do ano.
  • Harry Potter e o Enigma do Príncipe: o penúltimo filme da série conta a trajetória de Harry Potter e seus amigos no sexto ano de Hogwarts. Ao mesmo tempo em que Voldemort está se tornando cada vez mais forte e que seus Comensais da Morte estão aumentando as suas atividades, Harry Potter consegue um livro de poções utilizado anteriormente por alguém que se intitulava o “Príncipe Mestiço”. Ao mesmo tempo em que procura saber quem era o tal príncipe, Harry Potter fica sabendo mais sobre Voldemort e sobre o que precisa fazer para enfrentá-lo. O filme é dirigido por David Yates, responsável pelo filme anterior da grife, e traz no elenco os mesmos atores das produções anteriores.
  • Final Destination: Death Trip 3D: seguindo a onda de filmes em 3D, agora retomaram a grife das mortes seqüenciais de Premonição. Para quem quer ver acidentes de primeira e sanguinolência literalmente saltando aos olhos. Dirigido por David R. Ellis, responsável pela produção anterior da sequencia de filmes e por Celular – Um Grito de Socorro.
  • The Taking of Pelham 123: o sempre ótimo Denzel Washington se une ao competente diretor Tony Scott nesta refilmagem do clássico O Sequestro no Metrô, com Walther Matthau e Robert Shaw. O filme conta a história de um grupo de bandidos que toma um metrô na estação de Pelham e fazem de reféns todos os seus passageiros. Eles querem um milhão de dólares como resgate, mas a polícia tenta dissuadi-los desta idéia. De uma lado, John Travolta como o bandido. Do outro, Denzel Washington como o negociador. No elenco, ainda temos a James Gandolfini como o prefeito de Nova York.

theimaginarium1

  • The Imaginarium of Doctor Parnassus: um dos remanescentes do fantástico grupo de humor inglês Monty Python, o diretor Terry Gilliam promete voltar a nos fascinar com esta história sobre um grupo circense que presenteia suas platéias com muito mais do que elas poderiam imaginar. Dr. Parnassus (Christopher Plummer) é um contador de histórias imortal que viaja pelo mundo com seus companheiros do teatro. Este é o último trabalho do ator Heath Leadger. Ele interpreta a Tony, mesmo personagem vivido no filme por Johnny Depp, Colin Farrell e Jude Law – mais de um ator vive o personagem porque ele muda de aparência cada vez que passa por um espelho. Promete ser um dos grandes filmes do ano.
  • The Informant: Steven Soderbergh dirige Matt Damon neste filme sobre mais uma conspiração. Desta vez não está em jogo alguma artimanha da indústria farmacêutica ou de bancos multinacionais. A “bola da vez” é a indústria agrícola. O filme é baseado no livro homônimo do jornalista Kurt Eichenwald, do New York Times, que narra o trabalho de informante do FBI de um dos executivos de uma gigante da alimentação. Ele assume tanto o papel de informante que acaba vivendo em situação de permanente mentira – a ponto dos investigadores do FBI questionarem o que poderia ser verdade ou mentira no trabalho conjunto.

 

 

 

  • Shutter Island: Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio voltam a trabalhar juntos neste filme. Desta vez o astro encarna um policial que investiga o desaparecimento de uma assassina que escapou do hospital para criminosos classificados como tendo insanidade mental. As informações preliminares são de que ele teria se refugiado em um local remoto chamado Shuttler Island. Ambientado em 1954, o filme é uma adaptação do romance de Dennis Lehane. No elenco estão ainda Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Michelle Williams, Max von Sydow, Elias Koteas e Patricia Clarkson.
  • Sherlock Holmes: o famoso personagem de Arthur Conan Doyle que já rendeu dezenas de filmes e séries para a TV ganha uma nova versão pelas mãos do diretor Guy Ritchie. Desta vez, no papel de Holmes, o ótimo Robert Downey Jr. Ao seu lado, como o Dr. John Watson, outro grande ator:  Jude Law. Neste filme o rival de Sherlock Holmes será o Lord Blackwood (Mark Strong). Aparece no filme ainda o personagem do Inspetor Lestrade (Eddie Marsan). Uma curiosidade: o novo Sherlock Holmes estréia pouco mais de 100 anos depois do primeiro filme estrelado pelo personagem, um curta-metragem de 1908; e 70 anos depois do clássico The Adventures of Sherlock Holmes, dirigido por Alfred L. Werker.

 

thewolfman1

 

 

  • The Wolf Man: e falando em clássicos e em refilmagens, o diretor Joe Johnston (de O Céu de Outubro e Mar de Fogo) retoma a história do lobisomem com a ajuda dos atores Benicio Del Toro e Anthony Hopkins. Na viagem de regresso à Inglaterra Vitoriana vindo da América, Lawrence Talbot (Del Toro) é mordido por um lobisomem e passa a ser vítima da mesma maldição – que o transforma em monstro nas noites de lua cheia. Integram o elenco ainda Emily Blunt, Hugo Weaving e Geraldine Chaplin. A produção é uma refilmagem do clássico de 1941.
  • The Lovely Bones: o premiado diretor Peter Jackson assume a adaptação deste bestseller elogiado em sua primeira incursão fora do “mundo da fantasia” e de volta ao drama. Isso me lembra o seu trabalho anterior do gênero: Almas Gêmeas, um dos meus filmes preferidos. A nova produção do diretor é baseada no livro homônimo de Alice Sebold que conta a história de uma menina de 14 anos que foi assassinada e que, após a sua morte, acompanha como a vida de todos – familiares, amigos e seu próprio assassino – segue sem a sua presença. O filme promete, e muito. Inclusive pelo elenco, formado por Rachel Weisz, Mark Wahlberg, Susan Sarandon, Saoirse Ronan, Stanley Tucci, entre outros.

 

avatar1

 

 

  • Avatar: o visionário diretor James Cameron promete fazer história no cinema mais uma vez. No ano em que os estúdios estão investindo no formato 3D, ele aparece com esta história de ficção científica e ação que promete revolucionar o formato com efeitos especiais de primeiríssima linha. Este é o primeiro projeto do diretor desde o megasucesso de Titanic. O filme conta a história de Jake Sully (Sam Worthington), um veterano de guerra paralítico que acaba sendo a figura principal do Programa Avatar, criado como elo de ligação entre os humanos e os habitantes do distante planeta Pandora, para onde a Humanidade pretende migrar depois que a Terra está prestes a sucumbir. Só que chegando em Pandora, Jake conhece e se apaixona por Neytiri (Zoe Saldana), uma princesa e guerreira do povo local. Logo irá começar uma guerra pelo controle do planeta. Fazem parte do elenco ainda Sigourney Weaver, Michelle Rodriguez e Giovanni Ribisi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s