Boa noite, meus caros e estimados amigos e amigas deste blog.
Hoje, dia 28 de fevereiro de 2017, faltando exatamente seis meses para o blog Crítica (non)Sense da 7Arte completar 10 anos de existência, resolvo escrever e lançar um manifesto sobre um novo blog.
Para isso, gostaria de voltar um pouquinho nas origens deste espaço. Quando eu criei o blog eu estava morando fora do país e cursando um doutorado. Sentia a necessidade não apenas de voltar a escrever sobre cinema, algo que eu fazia antes como jornalista, mas também de experimentar aquela “novidade” dos blogs e da criação coletiva de conteúdos.
Pois bem, muito tempo passou desde então. Voltei para o Brasil, retornei a carreira de jornalista, e novas demandas surgiram no período. Mas não é apenas por isso que eu resolvi mudar este espaço.
Quando criei o blog, há nove anos e meio, a ideia dele era publicar algumas impressões sobre os filmes que eu ia assistindo, compartilhá-las em um ambiente aberto como a internet e interagir com as pessoas.
No início, vários leitores – espero que muitos deles ainda continuem visitando esta página – começaram a me incentivar a escrever mais. Isso porque os meus primeiros textos – e vocês podem confirmar isso acessando o primeiro mês de publicações – não eram tão extensos. Mas, com o tempo, e bastante por causa do incentivo dos leitores, fui fazendo textos cada vez mais longos.
Por causa disso, vocês podem imaginar, cada post com textos longos leva muito tempo para ser feito. Sinto hoje uma necessidade de rever isso. Também sinto a falta de conversar mais com vocês, de trocar mais ideias e de buscar filmes que vocês me indicam no caminho. Retomar a nossa interação.
Por tudo isso e porque realmente sinto a necessidade de dedicar mais tempo para outras atividades, inclusive seguir com a minha formação, resolvi rever as publicações do blog. Ah sim, e outra motivação para esta mudança é que eu pretendo publicar com mais frequência por aqui, procurando assistir a mais filmes, até para aproveitar os presentes do Cinespaço do Beiramar Shopping de Florianópolis e do Paradigma CineArte que me presentearam com cartões de fidelidade.
Desde o ano passado eu aproveitei pouco os cartões, mas quero corrigir isso neste ano em que o blog completa uma década. Assim sendo, a partir de agora eu vou publicar textos extensos apenas sobre filmes que peçam por isso.
Ou seja, na maioria das vezes eu vou publicar por aqui textos mais curtos, objetivos. Apenas grandes filmes ou produções que sejam um tanto “confusas” e que exijam textos maiores terão posts mais generosos. Espero que vocês entendam este manifesto e continuem visitando o blog. Assim como espero poder, pouco a pouco, colocar a conversa com todos vocês em dia.
A partir do próximo post vocês já vão acompanhar o blog com esta nova proposta. Espero que vocês gostem. Obrigada a cada um de vocês que visita este espaço e ajuda ele a seguir vivo. Um grande abraço e vida longa para o Crítica (non)Sense da 7Arte!
10 respostas em “Manifesto sobre um novo blog”
Continuo sempre presente! Talvez não deixando comentários, mas não deixo de ler os seus! Parabéns ao blog e mais 10 anos para ele! Não nos deixe! Abraços…. Vanessa.
CurtirCurtir
O trabalho que você faz aqui e uma arte parabéns sou fã a longa data e sempre serei, graças a este espaço conheci muitas obras e agradeço por isso.
CurtirCurtir
Renovações serão sempre bem-vindas. Curto e me oriento com as criticas que faz em seu blog. Abraço.
CurtirCurtir
Acompanho seu blog há alguns anos. Gosto muito das suas críticas. Aproveita e faz uma crítica do filme Sicario. Abraços!
CurtirCurtir
Longo ou curto, são sempre excelentes ! Parabéns !!
CurtirCurtir
Sem dúvida, compartilho da opinião da Claudia Wolf. Seus texto são ótimos.
Longos ou curtos, sempre ricos.
Abração!
CurtirCurtir
Seu blog tem sido das minhas principais referências. Acho muito válida essa nova proposta. O simples fato de você fazer isso por pura paixão ao cinema já faz do seu blog um lugar bem especial!
Avante!
CurtirCurtir
ALESSANDRA,
bom dia:
Sou um profundo admirador de seus textos e é muito bom saber que v. irá apenas encurtá-los. As suas análises são profundas e admiráveis e destaco você entre o(as) grande jornalistas da área.
Sou igualmente jornalista e crÃtico de Cinema, tendo exercido a profissão por 33 anos no Diário do Nordeste, aqui de Fortaleza, e agora me dedico ao Cinema de Arte, projeto que desenvolvo na Cinépolis do Brasil para inserir os filmes de arte (www.cinemadearte.com.br ) na sua programação de shopping em rede nacional. Estamos já em 10 cidades e em expansão.
Peço a sua permissão para inserir no site os links de suas crÃticas dos filmes que entrarem na programação CA, assim também como colocá-las nas artes que fazemos das crÃticas que selecionamos para o totem/expositor do Cinema de Arte, nos cinemas/cidades abaixo:
Fortaleza/RioMar Papicu
São LuÃs//São Luis Shoppinmg
Natal/Natal Shopping
Recife/Guararapes
João Pessoa/Manaira
Salvador/Bela Vista
Manaus/Ponta Negra
São Paulo > Iguatemi Alphaville, Jundiaà Shopping e Santa Ãrsula, em Ribeirão Preto.
Espero que v more em alguma dessas cidades.
Obrigado e aguardo,
PEDRO MARTINS FREIRE
http://www.cinemadearte.com.br
CurtirCurtir
Sigo por aqui e acredito que desde o início. Muda o computador, formata o hd, instala novo navegador e o nonsense sempre volta aos favoritos. Parabéns! Grande abraço.
CurtirCurtir
[…] isso, vocês sabem, primeiro porque este não é o espaço adequado e, depois, porque com o meu manifesto eu já tinha defendido textos mais curtos e objetivos, citando que em casos especiais (e este é um […]
CurtirCurtir