As premiações que dão uma prévia do Oscar 2017


lalaland3

Neste último final de semana duas premiações entregues em Hollywood ajudam a dar um prévia do que podemos esperar para a noite do próximo dia 26, quando a Academia de Arte e Ciências Cinematográficas de Hollywood faz a entrega do Oscar 2017.

No sábado foi entregue o Producers Guild Awards, prêmio que consagra os melhores produtores de filmes e séries de TV da temporada. Ainda que na escolha na categoria Melhor Filme do Oscar seja mais ampla, com um número bastante diversificado de votantes, a produção que ganha o prêmio dos produtores sai fortalecida para a entrega da Academia.

Este ano os produtores premiados por filme para os cinemas foram Fred Berger, Jordan Horowitz e Marc Platt, trio responsável por La La Land. Em Documentário, o vencedor foi o filme O.J.: Made in America; e em filme de Animação, Zootopia. Estas três produções saem fortalecidas para as suas respectivas categorias no Oscar.

Ainda assim, vale lembrar que desde 2010 os produtores consagrados na categoria principal do Producers Guild Awards também levaram o Oscar de Melhor Filme em seis das sete ocasiões. A saber: The Hurt Locker em 2010; The King’s Speech em 2011; The Artist em 2012; Argo em 2013; 12 Years a Slave em 2014 (quando este filme dividiu o prêmio do Producers Guild com Gravity); e Birdman or (The Unexpected Virtue of Ignorance) em 2015. Apenas no ano passado o vencedor da categoria principal do Producers Guild Awards, The Big Short, perdeu o Oscar para Spotlight.

Ou seja, segundo a história recente das duas premiações, no Oscar 2017 sai como favoritíssimo para o prêmio principal o filme La La Land. Além de ter levado o principal prêmio do Producers Guild Awards, o musical também tem nada menos que 14 indicações em 13 categorias do Oscar.

A outra premiação relevante para antecipar o Oscar foi entregue no domingo, o Screen Actors Guild Awards. Quem vota nesta premiação é o mesmo grupo, praticamente, que irá votar nas respectivas categorias do Oscar. Afinal, atores votam em atores e atrizes votam em atrizes.

Pois bem, segundo este último Screen Actors Guild Awards, saem fortalecidos para levar as estatuetas douradas do Oscar os atores Denzel Washington, de Fences, que ganhou no domingo como Melhor Ator; Emma Stone, de La La Land, que venceu como Melhor Atriz; Mahershala Ali, de Moonlight, que ganhou como Melhor Ator Coadjuvante; e Viola Davis, de Fences, que venceu como Melhor Atriz Coadjuvante.

fences4Da minha parte, eu não tocaria nesta lista. Acho, realmente, do que eu vi até agora, que cada um destes quatro nomes merecem ganhar o prêmio em suas respectivas categorias. Talvez apenas Emma Stone possa ser um pouco questionada… mas eu acho, e reafirmo o que comentei aqui na crítica de La La Land, que a atriz é um dos pontos fortes do filme. La La Land é o filme da vida dela e não deixa de ser justo que ela se consagre por ele. Enfim, teremos boas emoções neste Oscar e, pelo que tudo indica, mais justiça do que injustiça entre os premiados.

Anúncios

Um comentário em “As premiações que dão uma prévia do Oscar 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s