Categorias
Cinema Oscar 2024

Indicados ao Oscar 2024 – Lista completa e avaliações


Olá minha gente!

Tudo certo com vocês? Espero e desejo que sim. Novamente, pelo segundo ano consecutivo, publico esse post com bastante atraso. Na verdade, agora em 2024, com ainda mais atraso do que no ano passado.

A minha justificativa para isso é que a minha vida virou de pernas para o ar desde o início do mês. Especialmente as últimas semanas foram de loucura pura. Então eu não tive tempo para nada… muito menos para assistir as transmissões feitas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, no dia 23 de janeiro, quando os atores Zazie Beetz e Jack Quaid divulgaram a lista dos indicados ao Oscar 2024.

Sempre que eu posso, e quem me acompanha aqui no blog há vários anos sabe, eu gosto de assistir ao vivo essas transmissões feitas pela Academia e comentar sobre as indicações ao Oscar logo depois delas serem divulgadas. Mas, infelizmente, este ano eu não pude fazer isso.

Claro que vi a lista de indicações no mesmo dia, mas apenas hoje, mais de um mês depois, consigo publicar esse post com todos os indicados e comentários sobre. Alguém pode me perguntar: “Ok, mas para que publicar esse post tanto tempo depois? Todo mundo já sabe quem está indicado em cada categoria, qual é a novidade que você traz agora?”.

Bem, novidade, nenhuma. Mas para mim é importante fazer este post para, por um lado, manter a tradição do blog de sempre registrar os filmes indicados ao Oscar a cada ano e, depois, até por uma questão de organização minha, já que quero zerar ou pelo menos reduzir bastante a lista de filmes desta temporada que eu quero ainda assistir e também para me ajudar quando eu for acompanhar a noite de premiação.

Eventualmente, claro, além destas questões, esse post, com algumas considerações minha sobre os indicados, pode ajudar alguém a se preparar melhor para o Oscar… vai que, não é mesmo? Então é por isso que sim, agora que eu consigo voltar a pensar em cinema e em filmes, eu publico esse post mesmo com mais de um mês de atraso.

Agora, vejam que curioso… hoje, justamente no dia em que consigo publicar esse post, marca também o fim do prazo dos membros da Academia votarem nos melhores filmes do ano nas 23 categorias da premiação. O prazo para a votação começou no dia 22 e termina hoje, dia 27 de fevereiro. Juro que foi pura coincidência! Mas enfim, hoje marca também o fim da votação e, consequentemente, a sorte dos premiados já terá sido lançada.

Falando em novidades sobre o Oscar, ontem a Academia divulgou a primeira lista de nomes que irão participar como apresentadores da premiação. Foram confirmados os seguintes nomes: Mahershala Ali, Nicolas Cage, Jamie Lee Curtis, Brendan Fraser, Jessica Lange, Matthew McConaughey, Lupita Nyong’o, Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Ke Huy Quan, Sam Rockwell, Michelle Yeoh e Zendaya. O hosted da 96ª cerimônia do Oscar será Jimmy Kimmel, o mesmo que fez as honras da cerimônia no ano passado.

A entrega do Oscar 2024 se aproxima… será no dia 10 de março. Infelizmente, acredito, vou conseguir assistir a poucos filmes da longa lista de indicados que eu ainda não consegui conferir até lá. Mas paciência. Vou assistir ao máximo que eu conseguir. E será isso. O restante vou ver depois do Oscar ter sido entregue.

Entre os filmes mais indicados nas 23 categorias do Oscar deste ano, como já era de se esperar, a produção recordista de indicações foi Oppenheimer, com 13 indicações no total. Em seguida, surpreendeu pelo número de indicações Poor Things, que foi indicado 11 vezes. Em terceiro lugar aparece Killers of the Flower Moon, com 10 indicações. Fechando a lista dos filmes mais indicados, temos o recordista nas bilheterias dos cinemas em 2023, Barbie, com oito indicações.

Outros filmes que merecem ser citados pelo número de indicações e por não serem apostas óbvias em tantas categorias antes da Academia divulgar os finalistas deste ano do Oscar, são: Maestro, com sete indicações; American Fiction, Anatomy of a Fall, The Zone of Interest e The Holdovers, cada um deles com cinco indicações.

Então, chega de delongas e de explicações. Vamos ao que interessa?

Confira os indicados nas 23 categorias do Oscar 2024

Melhor Ator

  • Bradley Cooper (Maestro)
  • Colman Domingo (Rustin)
  • Paul Giamatti (The Holdovers)
  • Cillian Murphy (Oppenheimer)
  • Jeffrey Wright (American Fiction)

Avaliação: A primeira categoria que vou comentar é a que tradicionalmente era uma das primeiras – ou a primeira, em alguns anos – a ser entregue no Oscar. Não foi isso que aconteceu no ano passado. E como o Oscar, nos últimos anos, vive se “remodelando”, ainda não sabemos qual será a primeira categoria que será entregue neste ano.

Independente de ordem de entrega dos prêmios, vou seguir o meu padrão de comentários sobre os diferentes indicados, beleza? Nesta categoria, temos três estreantes entre os indicados a um Oscar: Colman Domingo, Cillian Murphy e Jeffrey Wright. São atores com grande experiência e muitos trabalhos no currículo mas que chegam, em diferentes fases de suas carreiras, a uma primeira chance de levar o Oscar para casa.

Entre os indicados, há um franco favorito: Cillian Murphy. O ator, de fato, carrega Oppenheimer, o filme mais cotado para arrebatar quase todas as indicações pelas quais ele está concorrendo neste ano, nas costas. Sim, grande parte dos méritos do filme estão ligados também com os aspectos técnicos da produção, mas quando analisamos o elenco da produção, Murphy é o grande nome. Ele deve realmente levar a estatueta para casa.

Atrás dele na disputa, estaria Paul Giamatti. Ainda não assisti a The Holdovers, mas, pelo que eu soube do filme até aqui, me parece que Giamatti também é o grande nome da produção. E quando falamos de Melhor Ator, é justamente para este perfil que estamos esperando que a estatueta dourada seja dada: para atores que são fundamentais para seus filmes; que sem eles a produção não teria nem metade da graça/qualidade. Esse parece ser o caso de ambos. Mas como a noite do Oscar deve ser mesmo de Oppenheimer, eu colocaria as minhas fichas em uma vitória de Murphy.

Vale citar uma curiosidade sobre outro indicado: Bradley Cooper. Ele é apenas a quarta pessoa na história do Oscar a ser indicado por sua atuação em um filme que ele mesmo se dirigiu. Cooper foi indicado como ator pelos filmes A Star is Born, de 2018, e Maestro, de 2023. Antes dele, apenas Laurence Olivier, por Henry V, de 1946; por Hamlet, de 1948; e por Richard III, de 1956; Warren Beatty, por Heaven Can Wait, de 1978, e por Reds, de 1981; e o gigante Clint Eastwood, por Unforgiven, de 1992, e por Million Dollar Baby, de 2004, tinham conseguido tal feito. Achei importante registrar.

Melhor Ator Coadjuvante

Avaliação: Mais uma categoria em que o franco favorito é o representante de Oppenheimer. Eu gosto do Robert Downey Jr. Claro, como não gostar dele? Mas ele realmente merece ganhar esse Oscar? Bem, como a Academia volta e meia gosta de fazer, de premiar alguém por seu “conjunto da obra” e não necessariamente pelo melhor trabalho da vida da pessoa ou mesmo o melhor trabalho feito naquele ano, sim, por esse viés, Robert Downey Jr. merecerá levar sua primeira estatueta dourada para casa.

Essa é a terceira indicação de Downey Jr. a um Oscar. Anteriormente ele foi indicado como Melhor Ator por Chaplin (1992) e por Melhor Ator Coadjuvante por Tropic Thunder (2008). Para meu gosto, certamente ele merecia o Oscar por Chaplin. Mas vejam a qualidade da safra dos indicados ao Oscar em 1993: naquele ano, o ator concorreu com ninguém menos que Al Pacino por Scent of a Woman (interpretação do ator veterano magistral, das grandes da história do cinema, e que rendeu para ele o Oscar daquele ano), Clint Eastwood por Unforgiven (outro trabalho memorável), Denzel Washington por Malcolm X e Stephen Rea por The Crying Game. Todos esses nomes gigantescos e em trabalhos memoráveis. Sem comparação com este ano, me desculpem.

Mas então sim, Robert Downey Jr. deve levar seu primeiro Oscar para casa, para alegria de todos os fãs do Homem de Ferro. 😉 Particularmente, eu gostei mais do trabalho de Robert De Niro em Killers of the Flower Moon, mas o ator veterano, que chega em 2024 em sua nona indicação ao Oscar – ele ganhou duas estatuetas douradas até hoje, como Melhor Ator Coadjuvante por The Godfather Parte II (1974) e como Melhor Ator por Raging Bull (1980) -, tem tudo para perder mais esta chance de levar o Oscar para casa.

Ryan Gosling, que corre por fora na disputa, merece uma menção especial apenas por ter “reclamado” de ter sido indicado no mesmo ano em que a colega Margot Robbie e a diretora Greta Gerwig foram desprezadas e “esquecidas” pelo Oscar. Na visão do ator, o personagem dele não existiria e não teria a força que ele tem sem elas – ou seja, se ele mereceu uma indicação, elas também deveriam estar lá. Gostei que ele se posicionou a respeito. De fato, não faz sentido ele ser indicado e elas não. Mas o Oscar, sabemos, adora “esquecer” alguns nomes meio que óbvios a cada ano…

Melhor Atriz

Avaliação: Fora o “esquecimento” de Margot Robbie por seu trabalho em Barbie, um dos filmes sensação de 2023, acredito que não tenhamos nenhuma grande surpresa nesta categoria. Claro, Sandra Hüller não era uma “bola cantada” nesta categoria, mas como conheço o trabalho da atriz há muitos anos, não me surpreende ela finalmente ter sido “descoberta” pelo Oscar – que, lentamente, parece, está abrindo sua visão para o cinema feito fora dos Estados Unidos.

Nesta categoria, até pouco tempo atrás, a favoritaça e quase premiada por antecedência era a atriz Lily Gladstone. Todos apostavam suas fichas nela. Francamente, acho que ela faz um trabalho excepcional e digno de ser premiado por Killers of the Flower Moon. Só que nas últimas semanas o “filme sensação” desta reta final do Oscar tem avançado com vigor nas bolsas de apostas. Foi assim que Emma Stone passou a aparecer como uma forte candidata pelo prêmio.

De fato, Poor Things surpreendeu nas indicações e o filme parece ter um bom lobby por trás. Ainda não posso falar sobre ele porque, como a maioria dos filmes desta temporada, ainda não consegui parar para assisti-lo. Mas temos que estar atentos a essa disputa. Tudo indica que a estatueta ficará mesmo entre Lily Gladstone e Emma Stone.

Vale citar que tanto Lily Gladston quanto Sandra Hüller estão, com essas indicações, concorrendo pela primeira vez ao Oscar. Emma Stone chega aqui a sua quarta indicação ao Oscar como atriz, tendo ganho anteriormente como Melhor Atriz por La La Land (2016). Carey Mulligan chega a sua terceira indicação, sempre na categoria Melhor Atriz, e a veterana Annette Bening chega a sua quinta indicação – ela sim, mais uma que merecia o Oscar pelo conjunto da obra, já que até hoje ela não chegou a ser premiada pela Academia.

Melhor Atriz Coadjuvante

  • Emily Blunt (Oppenheimer)
  • Danielle Brooks (The Color Purple)
  • America Ferrera (Barbie)
  • Jodie Foster (Nyad)
  • Da’Vine Joy Randolph (The Holdovers)

Avaliação: Uma indicação óbvia e uma favorita para ganhar o Oscar. E elas não são a mesma pessoa. A indicação óbvia em um ano em que Oppenheimer é o franco favorito para quase tudo, claro, é a de Emily Blunt por seu papel no filme. Essa indicação da atriz, que já tem muitos filmes na bagagem e pode ser considerada já uma veterana de Hollywood, é a primeira de sua carreira.

Na verdade, essa categoria está recheada de estreantes no Oscar. Apenas a gigante Jodie Foster é veterana nas indicações e na premiação. A atriz chega com seu papel por Nyad a sua quinta indicação ao Oscar – sendo que ela saiu vencedora duas vezes antes, como Melhor Atriz por The Accused (1988) e por The Silence of the Lambs (1991). Como ela é uma das minhas atrizes favoritas de sempre, nem vou falar nada sobre ela… apenas que eu acho que ela sempre merece o Oscar. Hahahaha.

Bem, a favoritaça para levar a estatueta para casa neste ano é a atriz Da’Vine Joy Randolph por seu papel em The Holdovers. Segundo as bolsas de apostas, ninguém tira o prêmio dela. Se alguém quebrar o favoritismo de Da’Vine, esse alguém seria Emily Blunt. Não posso avaliar ainda o trabalho das outras atrizes, já que, até agora, assisti apenas a Oppenheimer mas, francamente, não acho que Emily faz um trabalho tão fantástico assim que mereça o Oscar. Veremos.

Melhor Animação

  • The Boy and the Heron
  • Elemental
  • Nimona
  • Robot Dreams
  • Spider-Man: Across the Spider-Verse

Avaliação: Em um ano bom, quando eu consigo assistir a muitos dos filmes que estão disputando por um Oscar, eu consigo chegar até essa categoria. Mas, devo admitir, isso é raro. Mais uma vez, essa deve ser uma das categorias – ou a categoria – na qual eu não consigo assistir a nenhum dos concorrentes, seja antes, seja depois do Oscar ser entregue.

Então paciência. Vou falar apenas sobre o que anda nos dizendo as bolsas de apostas. Segundo os apostadores, o favorito para levar a estatueta dourada para casa é Spider-Man: Across the Spider-Verse, o terceiro filme com a maior bilheteria no mundo em 2023. O fenômeno dos cinemas só ficou atrás, em termos de resultado nas bilheterias, de Barbie e de The Super Mario Bros. Movie.

Correndo um pouco atrás de Spider-Man: Across the Spider-Verse estaria The Boy and the Heron, a quarta indicação do ícone dos filmes de animação Hayao Miyazaki – ele já recebeu o Oscar por Spirited Away (2002) e, em 2014, o Prêmio Honorário do Oscar.

Algo que eu achei interessante ao analisar esta categoria nesse ano foi observar que todos os filmes na disputa representam um estúdio diferente. Um bom sinal de como os filmes de animação interessam cada vez mais produtores, estúdios e investidores. Temos na disputa os estúdios GKIDS, Walt Disney (mais do que tradicional, quase uma obrigação nesta categoria a cada ano), Netflix, Neon e Sony Pictures Releasing. Interessante.

Melhor Fotografia

Avaliação: Difícil avaliar se todos que mereciam ser indicados nesta categoria chegaram até lá… particularmente, gostei muito da fotografia de La Sociedad de la Nieve, mas o filme não chegou a conquistar uma indicação. Entre os filmes indicados, ainda que eu goste muito do trabalho de Rodrigo Prieto em Killers of the Flower Moon, devo admitir que o mais que favorito para levar o prêmio para casa será Hoyte van Hoytema por Oppenheimer. Esse deve ser apenas mais um de vários prêmios que o filme deve levar para casa no Oscar 2024.

E, independente do que eu achei do filme no geral, preciso admitir que a fotografia é um dos principais trunfos da produção. Então será merecido Hoyte van Hoytema levar o Oscar para casa.

Melhor Figurino

Avaliação: Alguns nomes bastante conhecidos, de veteranas nessa categoria, estão na disputa ao lado de estreantes. Dois dos filmes mais indicados do ano também estão buscando mais uma estatueta para a coleção. Mas quem deve ganhar a melhor é mesmo o filme com maior bilheteria de 2023: Barbie.

Nas bolsas de apostas, a favoritaça para levar a estatueta dourada para casa é mesmo Jacqueline Durran, veterana do ofício e responsável pelos figurinos de Barbie. Com esse filme, ela chega a sua nona indicação ao Oscar – ela ganhou, anteriormente, por Anna Karenina (2013) e por Little Women (2020). Acho que será importante para Barbie levar ao menos essa estatueta para casa.

Segundo as bolsas de apostas, o filme que pode estragar a festa de Jacqueline Durran seria Poor Things. Pelo que eu vi de imagens de divulgação do filme, de fato o figurino parece ser um dos pontos fortes da produção. O trabalho de Holly Waddington nos figurinos de Poor Things está rendendo a primeira indicação dela ao Oscar. Veremos quem vai levar a melhor. Eu apostaria em Barbie mesmo.

Melhor Direção

Avaliação: Os responsáveis por alguns dos filmes mais indicados deste ano estão nesta lista. Como dificilmente deixaria de ser, aliás. Sou suspeita e voto vencido aqui, mas sem dúvida alguma preferi o trabalho do veteraníssimo Martin Scorsese do que do competente e “queridinho da América” nos últimos anos Christopher Nolan. Gosto e admiro os dois diretores, mas sempre (ou acredito que quase sempre) vou preferir Scorsese. É muito respeito pela visão de cinema e pela filmografia deste diretor! Assim de simples.

Mas, independente do meu gosto pessoal, vamos ao que interessa. Quem deve levar a estatueta dourada para casa será mesmo Christopher Nolan. Todos apontam ele como o vencedor. Ou seja, um prêmio a mais para a conta de Oppenheimer. Na disputa, ainda, três dos filmes sobre os quais estou mais curiosa para assistir na sequência – nesta ordem de preferência: The Zone of Interest, Anatomy of a Fall e Poor Things.

Melhor Documentário

  • Bobi Wine: The People’s President
  • The Eternal Memory
  • Four Daughers
  • To Kill a Tiger
  • 20 Days in Mariupol

Avaliação: Eis uma das categorias que eu sempre gosto de conferir os indicados… na ordem de preferência, procura sempre assistir ao máximo de filmes que concorrem em Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e, em terceiro lugar, Melhor Documentário. Apesar disso, este ano, com a confusão que está minha vida, chegarei ao dia de entrega do Oscar no escuro, sem ter visto a nenhum dos concorrentes. Paciência!

As bolsas de apostas nem sempre acertam o vencedor nesta categoria – isso acontece também com os curtas. Mas, mesmo sabendo que os apostadores nem sempre acertam no Melhor Documentário, vale citar que o favorito deste ano com uma grande margem de dianteira frente aos demais é 20 Days in Mariupol.

Dirigido por Mstyslav Chernov, essa produção da PBS Distribution acompanha um grupo de jornalistas presos na cidade sitiada de Mariupol logo na fase inicial da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Um assunto mais que latente e importante, sem dúvida, e que deve receber uma atenção especial no Oscar caso o filme saia vencedor. Tudo está apontando para isso.

Melhor Curta Documentário

  • The ABCs of Book Banning
  • The Barber of Little Rock
  • Island in Between
  • The Last Repair Shop
  • Nǎi Nai & Wài Pó

Avaliação: Novamente, em anos bons, quando eu consigo me dedicar ao blog e a assistir ao máximo de filmes indicados ao Oscar, eu consigo apresentar e comentar as produções indicadas nas três categorias de curtas-metragens. Não será o caso deste ano, infelizmente.

Novamente, estas categorias dos curtas são algumas nas quais os apostadores mais erram a cada ano. Então não é certo que o favorito deles será, de fato, o vencedor. Como eu não assisti a nenhum dos concorrentes, fica difícil opinar. Mas, inicialmente, os apostadores apontam The ABCs of Book Banning como o curta que deve vencer a disputa deste ano.

Dirigido por Sheila Nevins, Trish Adlesic e Nazenet Habtezghi, The ABCs of Book Banning traz depoimentos das pessoas afetadas pelos livros banidos das escolas nos Estados Unidos. A produção da MTV Documentary Films tem 27 minutos de duração.

Melhor Edição

Avaliação: Eis mais uma categoria em que Oppenheimer é obviamente o favorito. Assim como em Melhor Fotografia, não vejo como outro filme pode sair vencedor em Melhor Edição que não Oppenheimer. De fato, como eu comentei na crítica sobre esta produção, a edição é um dos pontos fortes do filme. Então sem muito segredo por aqui.

A surpresa talvez tenha ficado na indicação de Anatomy of a Fall nesta categoria. Um filme que não era listado com tanta frequência nas diferentes categorias do Oscar conseguiu emplacar cinco indicações no final – mesmo número de The Holdovers, citado com maior frequência antes dos indicados serem divulgados, e de The Zone of Interest.

Como sempre, vale destacar essa abertura crescente, ainda que tardia e em uma velocidade menor que o desejado, do Oscar para filmes independentes e, principalmente, de outros países. Apesar disso, esse deve ser mais um prêmio para Oppenheimer, produção mais indicado do ano, com 13 indicações no total.

Melhor Filme Internacional

Avaliação: Chego perto do Oscar com poucos filmes desta lista assistidos… mas pretendo avançar um pouco na resolução deste problema nos próximos dias. Sem muitas surpresas na lista dos finalistas deste ano – talvez apenas Io Capitano era menos previsto que os demais. Os filmes da Espanha e da Alemanha eram quase certos na disputa, assim como o mais que favorito representante do Reino Unido.

Aqui não existe muito segredo sobre quem vai levar o prêmio para casa. Único filme na disputa que conseguiu cinco indicados no Oscar deste ano, The Zone of Interest será o vencedor desta disputa. A produção é apenas a nona na história do Oscar a conseguir emplacar indicações como Melhor Filme e Melhor Filme Internacional no mesmo ano.

Os filmes que antecederam esta produção neste feito foram: Z (1969), Life is Beautiful (1998), Crouching Tiger, Hidden Dragon (2000), Amour (2012), Roma (2018), Parasite (2019), Drive My Car (2021) e All Quiet on the Western Front (2022). Ou seja, desde 2018, apenas em 2020 não vimos isso acontecer, o que demonstra uma abertura bem maior do Oscar para reconhecer filmes de fora dos Estados Unidos.

Todos os filmes que citei na lista acima ganharam a categoria Melhor Filme Internacional. Apenas Parasite ganhou nesta categoria e também como Melhor Filme. Provavelmente essa regra deve repetir-se este ano, com Oppenheimer ganhando como Melhor Filme e The Zone of the Interest vencendo como Melhor Filme Internacional.

Melhor Maquiagem e Cabelo

Avaliação: Eis uma disputa interessante. E que não parece tão óbvio. Ainda que seja verdade que Maestro lidera nas bolsas de apostas, existe uma certa margem de dúvida se Poor Things não poderá surpreender nesta categoria. Caso a disputa ficar entre os dois filmes, essa será uma das raras categorias em que Oppenheimer sairá perdedor na noite de entrega do Oscar.

Pessoalmente, como até o momento assisti apenas a Oppenheimer e La Sociedad de la Nieve, eu prefiro o trabalho feito no filme espanhol. Mas tudo indica que La Sociedad de la Nieve não tem chances na disputa. Como Maestro é o favorito, pelo menos na bolsa de apostas, resta acompanharmos se realmente Kazu Hiro, Kay Georgiou e Lori McCoy-Bell irão representar seus colegas e receber a estatueta dourada pelo trabalho de maquiagem e cabelo feito no filme dirigido por Bradley Cooper. O material que eu vi de divulgação do filme, até aqui, realmente mostra um trabalho nesta área impecável. A conferir.

Melhor Trilha Sonora

Avaliação: Apenas agora conseguimos nos lembrar que uma das franquias mais clássicas do cinema retornou em 2023: Indiana Jones. Pois sim. A 12ª maior bilheteria do ano passado foi lembrada através da trilha sonora do gigante e lendário compositor John Williams, simplesmente a pessoa viva com o maior número de indicações ao Oscar.

A indicação dele por Indiana Jones and the Dial of Destiny é a 49ª por Melhor Trilha Sonora. No total, contudo, Williams recebeu 54 indicações ao Oscar na carreira – 49 por Trilha Sonora e cinco por Melhor Canção Original. Na história do Oscar, apenas Walt Disney recebeu um número maior de indicações: 59 no total.

Apesar de John Williams ser esse fenômeno indiscutível, o favorito para ganhar o Oscar neste ano será Ludwig Göransson por seu trabalho em Oppenheimer. Novamente, este aspecto técnico da produção é um dos pontos fortes do filme, então será justo Göransson levar o prêmio para casa. Claro, falo isso sem ter assistido a todos os concorrente. Nas bolsas de apostas, contudo, não há dúvidas sobre esse prêmio. Será mais um para a conta de Oppenheimer.

Melhor Canção Original

  • “The Fire Inside” (Flamin’ Hot)
  • “I’m Just Ken” (Barbie)
  • “It Never Went Away” (American Symphony)
  • “Wahzhazhe (A Song For My People)” (Killers of the Flower Moon)
  • “What Was I Made For?” (Barbie)

Avaliação: Novamente, diversos nomes conhecidos na disputa. O filme sensação em termos de trilha sonora no ano, sem dúvida alguma, foi Barbie. Não por acaso duas das canções favoritas da noite são deste filme. Segundo os apostadores, não há dúvidas de que Barbie será vencedor da disputa. Resta alguma dúvida sobre qual das duas canções que representam o filme sairá vencedora.

Apesar de haver certa disputa entre as duas canções, há um certo favoritismo para “What Was I Made For?”, música composta por Billie Eilish e por Finneas O’Connell. Caso essa aposta for confirmada, esse será o segundo Oscar vencido pela dupla em poucos anos. Em 2022 eles já ganharam a estatueta dourada pela canção “No Time to Die”, do filme 007: No Time to Die. Billie Eilish realmente é uma colecionadora de prêmios e de recordes. Veremos se o favoritismo dela se confirma.

Melhor Filme

Avaliação: Sim, minha gente, chego ao final de fevereiro tendo assistido a apenas três dos 10 filmes na disputa pela categoria principal do Oscar 2024. Realmente, estou muito atrasada. Mas paciência. O que nos resta é tentar correr algo atrás do prejuízo. Claro que não posso falar do Melhor Filme do ano sem ter assistido ainda a The Zone of Interest, Poor Things e Anatomy of a Fall. Mas, dos filmes que eu assisti até agora, infelizmente o melhor não se consagrará como vencedor.

Falo de Past Lives. Para mim, até o momento, o melhor filme desta temporada. O melhor entre os indicados ao Oscar. Mas ele não vai levar nada para casa, provavelmente. O que é uma pena. O mais que favorito e óbvio vencedor deste ano será mesmo Oppenheimer. O favoritismo dele é gigante nas bolsas de apostas. Depois aparecem, mas léguas e léguas atrás dele, The Holdovers e Poor Things. Então podemos considerar Oppenheimer como o vencedor.

Pena que outro filme acima da média, Killers of the Flower Moon, também estará entre os grandes perdedores do ano. Espero que as pessoas assistam ao filme de Scorsese, assim como Past Lives, apesar deles não ganharem o holofote de Oppenheimer neste Oscar.

Melhor Design de Produção

Avaliação: Dois filmes resumem a disputa por esta estatueta dourada do Oscar. Segundo as bolsas de apostas, Barbie e Poor Things estão no cabo de guerra para ver quem leva a melhor. Barbie, representada por Sarah Greenwood no Design de Produção e por Katie Spencer na Decoração de Set leva certa vantagem. Segundo os apostadores, Barbie é o favorito na disputa.

Os únicos que podem surpreender nesta disputa seriam os representantes de Poor Things: James Price e Shona Heath no Design de Produção e Zsuzsa Mihalek na Decoração de Set. Não vou poder opinar sobre quem merece mais porque ainda preciso assistir aos dois filmes. Mas, cá entre nós, fico feliz em saber que alguma outra produção que não Oppenheimer é a favorita nesta disputa.

Melhor Curta Animação

  • Letter to a Pig
  • Ninety-Five Senses
  • Our Uniform
  • Pachyderme
  • WAR IS OVER! Inspired by the Music of John & Yoko

Avaliação: Uma das categorias mais interessante do Oscar, mas que nem sempre consigo acompanhar antes da premiação. A cada ano a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nos apresenta uma seleção incrível de curtas de animação. Quem tiver a oportunidade de conferir aos concorrentes, mais que recomendo.

Como não assisti a nenhum deles, vou me ater a comentar apenas os favoritos segundo as bolsas de apostas. Aparece na dianteira da disputa com uma boa vantagem para o segundo colocado o curta Letter to a Pig. Dirigido por Tal Kantor, o curta mostra um sobrevivente do Holocausto lendo uma carta para o porco que teria salvado sua vida. Uma jovem ouve o relato do homem e mergulha em um sonho confuso, no qual “confronta questões de identidade, trauma coletivo e os limites da natureza humana” segundo a apresentação dos produtores.

Achei a premissa muito interessante. Assistindo ao trailer do filme, a arte envolvida no projeto também parecer ser muito diferenciada, assim como a história. Sem dúvidas, o curta aborda questões sempre importantes e especialmente bem vistas pela Academia. Veremos se o favoritismo deste curta se confirma.

Melhor Curta

  • The After
  • Invincible
  • Knight of Fortune
  • Red, White and Blue
  • The Wonderful Story of Henry Sugar

Avaliação: Mais uma categoria superinteressante do Oscar e na qual os apostadores nem sempre acertam. Apesar disso, eles apontam uma produção como a franco favorita para ganhar o Oscar nesta categoria em 2024: The Wonderful Story of Henry Sugar.

O curta, com 40 minutos de duração, é dirigido por Wes Anderson e estrelado por Ralph Fiennes, Benedict Cumberbatch e Dev Patel. Uma super produção da Netflix que chega com nomes fortes, que usualmente não vemos nesta categoria. Não assisti ao curta e nem aos outros concorrentes, mas conhecendo o trabalho de Wes Anderson, não ficarei nada admirada se essa produção realmente levar o Oscar para casa.

Interessante que, além de The Wonderful Story of Henry Sugar, outro curta na disputa também é produzido pela Netflix: The After. O estúdio está, ano a ano, aparecendo cada vez mais no Oscar. Agora, não apenas com os longas, mas também com os curtas. Importante esse investimento cada vez maior e de diferentes fontes nos curtas.

Melhor Som

Avaliação: Eis mais uma aspecto técnico que coloca Oppenheimer como o favorito na disputa. Como citei na crítica do filme, são justamente as características técnicas que justificam o “auê” sobre esta produção. Pois bem, segundo as bolsas de apostas, Oppenheimer deve levar mais esta estatueta dourada para casa. Correndo atrás dele, mas com uma bela distância do favorito, está The Zone of Interest.

Mas como sabemos que o Oscar adora “consagrar” determinados filmes a cada ano, podemos dar como praticamente certo mais esse Oscar para Oppenheimer. É no que eu apostaria, ao menos.

Melhores Efeitos Visuais

  • The Creator
  • Godzilla Minus One
  • Guardians of the Galaxy Vol. 3
  • Mission: Impossible – Dead Reckoning Part One
  • Napoleon

Avaliação: Curiosa essa lista de indicados. Nenhum dos filmes favoritos do ano está na disputa por aqui. Assim sendo, a disputa fica mais aberta. Ainda assim, as bolsas de apostas apontam para um favorito: Godzilla Minus One. Ele estaria bem na frente do segundo colocado, que é The Creator. Uma das categorias menos badaladas e comentadas a cada nova edição do Oscar, essa será uma categoria com que provavelmente terá apenas essa vitória para comemorar. Deve ser uma das entregas que vai menos chamar a atenção na noite. Mas vale o registro, claro.

Melhor Roteiro Adaptado

Avaliação: Alguns dos filmes mais indicados do ano marcando presença nesta categoria também. A única ausência mais sentida foi de Killers of the Flower Moon. Achei uma maldade deixarem o roteiro do filme, um dos pontos fortes da produção, de fora do Oscar. Mas ok. Dessas injustiças que vemos no Oscar a cada ano.

Entre os filmes indicados nesta categoria, o favorito segundo as bolsas de apostas é Oppenheimer. Apesar da produção aparecer liderando as apostas, a dianteira do filme não é tão grande quanto o esperado. Não muito atrás aparece American Fiction. Na terceira colocação, com cerca de metade do volume de apostas, está Barbie.

Da minha parte, acho que deve dar Oppenheimer mesmo. Até para o Oscar seguir com sua tradição de consagrar uma produção a cada ano. Mais indicado do ano, Oppenheimer deve emplacar em mais essa categoria.

Melhor Roteiro Original

  • Anatomy of a Fall
  • The Holdovers
  • Maestro
  • May December
  • Past Lives

Avaliação: Essa categoria, assim como a anterior, sempre merecem a nossa atenção. Afinal, os roteiros dos filmes podem ser os elementos que afundam ou que colocam cada produção em um outro patamar. Como é possível ver nessas duas categorias de roteiros, infelizmente eu assisti a poucos filmes das duas listas. Então fica difícil de opinar sobre essas produções e se alguma outra importante ficou de fora.

O que eu posso dizer sobre essa categoria é que Past Lives, evidentemente, mereceu a indicação como Melhor Roteiro Original. Como não me canso de dizer, este é um dos melhores desta temporada do Oscar. Até o momento, na verdade, o melhor que eu vi. Mas, ainda que ele tenha um roteiro especial, dificilmente ele ganhará o prêmio.

Segundo as bolsas de apostas, o favorito na disputa é Anatomy of a Fall. Admito que um dos filmes que eu ainda não assisti e que mais estou curiosa para conferir. Depois dele, corre por fora e com uma boa margem de distância, The Holdovers.

Por Alessandra

Jornalista com doutorado pelo curso de Comunicación, Cambio Social y Desarrollo da Universidad Complutense de Madrid, sou uma apaixonada pelo cinema e "série maníaca". Em outras palavras, uma cinéfila inveterada e uma consumidora de séries voraz - quando o tempo me permite, é claro.

Também tenho Twitter, conta no Facebook, Polldaddy, YouTube, entre outros sites e recursos online. Tenho mais de 25 anos de experiência como jornalista. Trabalhei também com inbound marketing, professora universitária (cursos de graduação e pós-graduação) e, atualmente, atuo como empreendedora após criar a minha própria empresa na área da comunicação.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.